sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novo conceito: Heineken lançou cerveja com limão

                                Nuno Teles, vice-presidente de Marketing da Heineken Brasil
                               Mariana Stanisci, diretora da cervejas especiais
                               Fotos DU/JN

Estive quarta-feira, em São Paulo, para apresentação da cerveja com limão que a Heineken está lançando com a marca Kaiser. É uma bebida nova, para nós, interessante, mas não sei se os apreciadores de cerveja vão gostar, pois achei com limão demais. Vamos ver, a expectativa da empresa está na novidade e na refrescância da bebida. Como todo mundo sabe, este é um Blog de Cordeiro e Vinho, mas periodicamente, abro algumas exceções, para outras bebidas, é o caso deste grande lançamento da Heineken. E até porque encontrei, lá na sede da empresa, em São Paulo, a conterrânea Clarissa Carvalho, velha conhecida aqui da Kaiser, em Gravatai. Também fui muito bem recebido pelo Gabriel Guimarães, da Burson-Marsteller, que presta assessoria de imprensa para a companhia.
O Grupo Heineken, que possui 350 marcas de cervejas em 170 países, está lançando mais uma, no Brasil, a Radler, elaborada na fábrica da Kaiser de Araraquara (SP). Com baixo teor de álcoól (2%), é resultado de uma mistura de 40% de cerveja com 60% de suco de limão tahiti, resultando numa bebida adocicada, com alto teor de refrescância. Os diretores da Heineken Nuno Teles e Mariana Stanisci, que apresentaram o produto, quarta-feira, em São Paulo, não quiseram falar em números de mercado nem de investimento, porque a companhia está em "período de silêncio", mas disseram que o  produto, já lançado em 29 países, "terá um grande sucesso num país tropical como o Brasil". Esta cerveja com limão existe na Alemanha desde 1922, quando  Franz Kugler, que possuia uma cervejaria na Baviera, no final de uma pista de ciclismo, descobriu que os ciclistas, cansados, queriam uma cerveja mais refrescante, colocou limão no seu produto e ele foi aprovado. A Heineken pretende lançar a cerveja em mais 44 países nos próximos meses. No Brasil, a campanha de divulgação, começará em janeiro, mas a Kaiser Radler já está no mercado, a preço médio de R$ 1,70. No primeiro semestre de 2014, a companhia vai decidir em quais cervejarias da Kaiser fará novos investimentos para aumentar a produção da Radler. Gravataí não está fora da possibilidade. Em tempo, Radler é ciclista em alemão.
A Heineken garante que é um novo conceito em bebida. Acredito que seja resultado do novo “amor pelo limão” que está se vendo na Europa. Nas baladas, nos bares, nos restaurantes, a juventude está colocando limão no refrigerante, limão no uísque – só não vi colocar limão no vinho. A receita  que combina cerveja com suco natural de limão proporciona refrescância em dobro aos seus consumidores, já está fazendo sucesso em 29 países. E a Heineken escolheu a marca Kaiser para o novo produto. 
 Kaiser, a quinta maior marca da Heineken no mundo, foi a escolhida para trazer a inovação aos consumidores brasileiros.  Após lançar o barril de 4L, a marca trouxe a receita Radler, que combina cerveja com suco natural de limão. Desde 2007, 29 rótulos da Cervejaria ao redor do mundo já ganharam uma versão Radler e, ao final de 2014, serão 44 países a aderir à novidade.
De acordo com o vice-presidente de marketing da Heineken Brasil, Nuno Teles, que nos recebeu em São Paulo, Kaiser Radler é ideal para os consumidores que buscam refrescância e novas experiências de sabor. “Nosso objetivo com Kaiser Radler é trazer inovação, com um produto que já é sucesso em vários países do mundo”, comenta o executivo. Só lamentei eles terem convocado uma entrevista coletiva no “período de silêncio” da companhia (vai divulgar resultados) e, por isso, não pudemos falar em números, nem do lançamento, nem do mercado da empresa no mundo da cerveja, nem em novos investimentos, embora Mariana Stanisci, diretora de Marketing, tenha admitido que serão necessárias novas unidades para produzir a cerveja com limão, decisão que será tomada durante o primeiro semestre de 2014. A jornalista Luciana R. Brick, do Diário dos Campos, de Ponta Grossa (PR), defendeu que seja junto à unidade Kaiser lá existente; eu, como bom gaúcho, defendi que seja na Kaiser de Gravataí, perto de Porto Alegre.
 De origem alemã, a receita Radler surgiu na região da Baviera, em 1922. Franz Xaver Kugler, que na época era o dono do conceituado pub Kugler-Alm, situado no final de uma pista de ciclismo, recebeu milhares de esportistas sedentos para se refrescarem. Para atender às necessidades dos seus clientes, ele teve a ideia de combinar cerveja com suco natural de limão, batizando a receita de “Radler” (que significa ciclista em alemão), em homenagem aos seus primeiros consumidores.  Nas demais fábrica espalhadas pelo mundo, usa-se o limão Sicialiano. Aqui no Brasil, após pesquisa com consumidores em todas as regiões do País, optou-se pela receita com limão Tahiti.
Para que o consumidor entenda o que é Radler, a Kaiser vai destacar, na campanha publicitária, com Marcelo Tas, que começará em janeiro, o benefício do produto em seus materiais de comunicação. “O nosso desafio é mostrar às pessoas que, além de ser muito saborosa, essa novidade proporciona a refrescância em dobro que só a combinação da cerveja com o suco natural de limão pode trazer”, ressaltou Mariana Stanisci, diretora de marcas Mainstream da Heineken Brasil. A Kaiser Radler terá como garoto propaganda o apresentador Marcelo Tas, que já protagonizou outras campanhas da marca, como a de Kaiser Barril. A campanha terá grande impacto e será lançada durante o verão.
A Kaiser existe no mercado nacional há mais de 30 anos, e foi relançada em todo o Brasil em 2011, sendo produzida sob o criterioso controle de qualidade da Cervejaria Heineken. Antes de chegar ao copo do consumidor, a cerveja passa por mais de 850 análises e todos os meses, diversos lotes da marca são enviados à sede da empresa, na Holanda, para a avaliação de qualidade pelos mestres cervejeiros. Após seu relançamento, Kaiser foi escolhida para ser o único rótulo não europeu da Cervejaria Heineken a ter o formato em barril. Com Kaiser Radler, a marca ganha mais uma novidade em seu portifólio, o que torna a marca ainda mais estratégica para a Cervejaria Heineken.
A primeira Radler da Cervejaria Heineken foi lançada na Áustria, em 2007, e a marca que lançou a novidade foi a Gösser Natur Radler.   Os primeiros indicadores de sucesso apareceram em 2009, quando a receita começou a ser comercializada também na Hungria, com volume de cerca de 250 mil hectolitros por ano. Desde então, Radler se difundiu tanto pela Europa, em particular no Leste Europeu, que em 2012 o volume de Radler comercializado foi de 1,5 milhões de hectolitros. Hoje, a participação de Radler dentro do mercado cervejeiro da Europa é próxima de 10%.
O sucesso da combinação de cerveja com suco natural de limão, na Europa, despertou o interesse da Cervejaria HEeineken em levar a novidade para outros mercados, como a África e América Latina. O Brasil, por ter grande representatividade para a cervejaria, foi escolhido como o primeiro país do continente a lançar uma Radler, por meio da marca Kaiser. Nuno Teles acredita que fatores como o clima quente do país e o interesse dos consumidores brasileiros por novidades devem influenciar a aceitação do lançamento. “Kaiser Radler abre uma nova categoria dentro do mercado cervejeiro, é a opção de bebida para pessoas que estão buscando mais refrescância e uma experiência de sabor diferente”, garantiu. No mundo, diversas marcas da Heineken já ganharam uma versão Radler, como Sagres (Portugal), Fosters (Reino Unido), Amstel (Holanda, Finlândia, Grécia e Espanha), Dreher (Italia), Calanda (Suíça), Maes (Bélgica), Pelforth (França), Primus (Congo) e Bourbon (Ilhas Reunião).

A Heineken Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo Femsa. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Heineken, Bavaria, SOL, Xingu, Sol Premium, Summer, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Desperados, Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda. Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. Em 2012, vendeu 221 milhões de hectolitros no mundo.

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