sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vinhos e poesias chilenas em jantar harmonizado no Villa Roberti


Jantar de degustação de vinhos da Viña Ventisquero foi acompanhado com declamações de poesias de Pablo Neruda. Vinhos e poesia. Este foi o tema do jantar harmonizado realizado na terça-feira, dia 28 de agosto, a partir de 20hs, no restaurante Villa Roberti, em Belo Horizonte (MG), para apresentação dos vinhos da Viña Ventisquero. O jantar contou com a presença do embaixador da marca para o Brasil, Nicolas Farias, que apresentou os rótulos da vinícola e, durante a degustação, declamou poemas do Pablo Neruda, entre eles o famoso ‘Oda al vino’ (Ode ao vinho).
Para o jantar, o chef do Villa Roberti, Lucas del Peloso preparou um menu composto com três entradas, três pratos principais e uma sobremesa, servidos harmonizados com os vinhos das linhas Queulat e Pangea, da Ventisquero, e Grand Reserva e Trinidad Vineyard, da Ramirana, linha de vinhos dirigida pelo renomado enólogo Alejandro Galaz. O evento foi promovido em parceria pela distribuidora Fine Food Vinhos e Alimentos, restaurante Villa Roberti e Cantu Importadora. O jantar teve vagas limitadas e o valor por pessoa foi R$ 250,00.
Notas de provas dos vinhos apresentados, muitos dos quais já bebi nas unidades da Ventisqurto que visitei no Chile:
- Queulat Sauvignon Blanc - Vinho 100% Sauvignon Blanc, de cor amarelo pálido com notas esverdeadas, produzido no Vale de Casablanca. Seus aromas são uma mescla de frutas tropicais, notas minerais e ervas frescas. Na boca tem bom frescor e acidez equilibrada, deixando a boca limpa e fresca. Combina com frutos do mar, molhos brancos, ervas finas e queijos brancos. Repousa por 10 meses em carvalho.
- Queulat Pinot Noir - Vinho 100% Pinot Noir, produzido no Vale de Casablanca. Repousa 12 meses em carvalho francês. De cor vermelha profunda, mostra aromas de rosas, frutas do bosque e especiarias, cogumelos, alcaçuz, alecrim, terra. Na boca lembra laranja, amareto, manteiga.
- Queulat Merlot - Um vinho de corte: 85% Merlot, 15% Carménère. Produzido no Vale do Maipo, amadurece por 12 a 14 meses em carvalho francês e envelhece mais 6 meses em garrafa. Vermelho rubi com reflexos violeta, apresenta aromas de ameixa, especiarias, pimenta negra, terra úmida, couro, fumo, tabaco. Combina com massas, queijos, grelhados.
- Ramirana Gran Reserva Sauvignon Blanc Gewurztraminer - Este vinho é um corte inusitado de Sauvignon Blanc (70%) e Gewurztraminer (30%). De cor amarelo-limão com reflexos verdes, mostra aromas intensos de frutas cítricas e tropicais, além de notas florais e sutil toque mineral. Redondo, de bom volume na boca, tem ótima acidez e frescor. Harmônico e aromático, é ótimo como aperitivo ou acompanhando saladas e pratos orientais.
- Ramirana Premium Trinidad - Composto pelas uvas Syrah (58%), Cabernet Sauvignon (26%) e Carménère (16%). Vinho vermelho rubi intenso, com notas aromáticas de frutas maduras: amoras, mirtilos, cassis e de pimenta e tabaco. Lembra especiarias e baunilha. Volumoso, com taninos finos e presentes, bom corpo e estrutura. Acompanha pratos de carneiros, caças, porcos, cordeiro, grelhados e picantes.
- Pangea Syrah - Produzido em Colchagua é composto pelas uvas Syrah (95%) e Cabernet Sauvignon (5%). As uvas provêm dos vinhedos de Apalta. Este vinho matura por 18 meses em barricas de carvalho e envelhece mais 12 meses em garrafa. É um vinho de guarda, podendo ser consumido em até 15 anos. Vermelho profundo, exala frutas como framboesa e groselha, caramelo, cacau ,defumado, tabaco, pimenta e cedro. Potente, de boa estrutura e muito equilibrado, tem taninos marcantes. Um vinho completo e complexo. Ótimo acompanhante para carne de cordeiro e outras carnes vermelhas e também queijos. Este eu provei, acompanhando um belo cordeiro preparado no alto da montanha.
- Virtuoso - É um colheita tardia, 100% Malbec, complexo e intenso, com notas de frutas vermelhas, frutas secas, chocolate e especiarias. Tem bom corpo, é equilibrado e potente e de longa persistência. Produzido em Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina, com 14% de álcool e 18 meses de carvalho. Acompanha sobremesas, especialmente chocolate.
Cardápio – Jantar Harmonizado Viña Ventisquero - Restaurante Villa Roberti – Belo Horizonte, 28 de Agosto de 2012.
1ª Entrada - Delizie al Forno.
Mix de pães italianos elaborados na forneria e harmonizados com degustação de azeites. Vinho: Queulat Sauvignon Blanc.
2ª Entrada - Salmone Gravlax con Insalatina de Rucola Selvatiche e Finocchio.
Salmão curado com mix de especiarias por 48h servido em fatias finas com saladinha de rúcula selvagem, finocchio e mel.Vinho: Ramirana Gran Reserva Sauvignon Blanc Gewuztraminer .
3ª Entrada - Bruschetta Caprese.
Pão Italiano levemente tostado e coberto com mistura de tomatinhos italianos, mozarela de búfala, manjericão fresco e azeite extra virgem. Vinho: Queulat Pinot Noir.
1º Prato - Petto d'Anastra con Shiuma di Lampone e Croccanti de Porro.
Magret de pato confit servido em lâminas finas com espuma de framboesa, crispy de alho-porro e pinoles. Vinho: Queulat Merlot.
2º Prato - Gnocchi di Patata al Filetto e Brie.
Massa elaborada com batatas, tirinhas de filé mignon perfumadas com Marchand du Vin e queijo Brie. Vinho: Ramirana Trinidad Vineyard.
Prato Principal - Carrè d'Agnello con Risoto alla Parmigiana.
Costeletas de cordeiro grelhadas na parrilla à lenha servidas com redução de vinho do porto e risoto a base de queijo Parmigiano-Reggiano D.O.P. Vinho: Pangea Syrah .
Sobremesa - Torta di Nocciole al Cioccolato.
Mini tortinha elaborada com creme de avelãs, mousse de chocolate e ganache. Vinho: Virtuoso.

Nenhum comentário: