sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Diagnóstico do enoturismo lançado em Bento Gonçalves


O estudo, realizado nos anos de 2010 e 2011, mostra a diversidade de terroirs em quatro regiões do Brasil. O primeiro Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro foi lançado quinta-feira (30/08), às 19h, durante a abertura do 2º Congresso Latino-Americano de Enoturismo, em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel (Rua Herny Hugo Dreher, 197, no Bairro Planalto). O estudo inédito, realizado a pedido do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), com o patrocínio do Sebrae, pela enóloga e consultora em Marketing e Turismo do Vinho, Maria Amélia Duarte Flores, aponta o diferencial e os principais atrativos de cada polo produtor de vinhos em quatro regiões diferentes do país, avaliadas de julho de 2010 a fevereiro de 2011. O livro teve a co-autoria de Andiara Flores, Mestre em Direito Ambiental, abrangendo também a análise da paisagem e preservação da cultura e meio ambiente.
Para obter os dados foram visitados cada um dos “destinos turísticos” que tem a vitivinicultura como atrativo. A conclusão é que existem roteiros variados e para todas as classes sociais. Entre os destinos de enoturismo do Brasil, Maria Amélia destacou sete roteiros, em especial o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. “A Serra Gaúcha é hoje referência em enoturismo. Depois do Napa Valley, o Vale dos Vinhedos é uma das regiões mais organizada em turismo do vinho no mundo”, registrou a pesquisadora. Ela aponta que a infraestrutura turística das cidades da região oferece a preservação da essência do viver do interior, além de ter “hotéis de todos os níveis, restaurantes de vários estilos, vinícolas de portas abertas e pessoal qualificado”.
O estudo ainda revela como grandes destinos para a prática de enoturismo a cidade São Roque, em São Paulo; o Caminho do Vinho – Colônia do Mergulhão, no Paraná; e o Pampa Gaúcho. “Uma região com menos de 30 anos de existência, mas um potencial ilimitado”, assim descreveu a enóloga sobre as terras produtoras de vinho no Sul do Estado. Ela ainda relatou que o Pampa Gaúcho oferece aos visitantes estâncias, o viver campeiro, vinculado ao turismo de compras já consolidado nos free shops.
Os Vilarejos de Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa, nas serras do Espírito Santo; os oásis criados na região de Petrolina e Juazeiro (entre Pernambuco e a Bahia), no Vale do Rio São Francisco; e a Serra Catarinense, com seus cânions e que apresenta até neve no inverno, também são áreas que receberam um olhar aprofundado de Maria Amélia no Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro. E surpreenderam a pesquisadora por seu alto potencial produtivo e atrativo turístico, o que a fez registrar o quanto a associação da produção vitivinícola com o turismo pode se transformar em um bom negócio. “O enoturismo é uma das formas mais eficazes de construção de imagem do vinho brasileiro, acabando com preconceitos, proporcionando experiências. Além de gerar empregos e faturamento, é um marketing imensurável”, ressalta a consultora, acrescentando que “as dimensões do Brasil, novos empreendimentos e dinamismo da atividade do vinho superaram as expectativas, sendo que ainda há muitas descobertas a serem registradas”.
O 2º Congresso Latino-Americano de Enoturismo também teve espaço para o panorama externo do setor. Com o painel “Enoturismo no Velho Mundo” e “Mercocidades”, foram expostas as estratégias usadas para incentivar o crescimento do setor em nível internacional, apresentadas por dirigentes políticos e de entidades representativas do setor vitivinícola. “Pretendemos realizar um evento inspirador mostrando as grandes conquistas e rol de oportunidades que estão abertas ao setor e oportunizar a troca de experiências com quem já tem know-how em enoturismo”, registra o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Além do Ibravin, são patrocinadores do evento a Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Governo do Estado do RS, Atuaserra, SHRBS, Bento Convention Bureau, Sebrae, Associação Brasileira de Enologia (ABE), Vinícola Salton, Dall'Onder Hotéis, Vale das Vinhas Turismo e Vinícola Lovara.
Confira a programação desenvolvida:
30 de agosto
quinta-feira
13h30 - CREDENCIAMENTO
14h às 18h - REUNIÃO MERCOCIDADES - UNIDADE TEMÁTICA TURISMO
19h - SOLENIDADE ABERTURA PRONUNCIAMENTOS
19h30 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO
Luis Fernando Mainardi - Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócios do RS
Abgail Pereira - Secretária de Turismo do RS
Valdir Moysés Simão - Secretário Executivo do Ministério do Turismo
André Villaron - Representante da Embratur
21h - ASSINATURA GEMINAÇÃO com o município português de CARTAXO e com o município argentino de LUJÁN DE CUYO
Mediação: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
21h30 - COQUETEL, com apresentação do Coral Pequenos Cantores - Projeto Acorde
31 de agosto
sexta-feira
8h - RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
8h30 - PAINEL ENOTURISMO NO VELHO MUNDO ITÁLIA - Antonio Garofolin - Chef Sommelier: O Enoturismo na Itália – Estrada do Vinho – Inovações para ampliar a competitividade do setor
PORTUGAL - Paulo Varanda - Presidente da Câmara de Cartaxo (Prefeito): O Enoturismo em Portugal e a Geminação entre Cartaxo e Bento Gonçalves
José Arruda - Secretário Geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV): As Cidades do Vinho

Mediador: Carlos Paviani - Diretor Executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN)
10h - MERCOCIDADES - Ronaldo Garcia - Secretário Adjunto de Turismo de Porto Alegre e Alvaro Bertoni - Sub Diretor General de Turismo de Maldonado/Uruguai: Capitais Gaúchas - Rotas Tchê/Rota do Vinho do Mercosul
10h30 - COFFEE-BREAK
11h - PRÁTICAS DE ENOTURISMO NO BRASIL
Vinícola Salton S/A - Bento Gonçalves/RS - Vinícius de Miranda Santiago - Sommelier
Vinícola Cristofoli - Edredom nos Parreirais - Bento Gonçalves/RS - Bruna Cristofoli - Enóloga
Cave Colinas de Pedra - Túnel Champenoise - Piraquara (Ferrovia Curitiba/Paranaguá) PR - Ari Pinto Portugal - Sócio Gerente
12h às 13h30 - ALMOÇO
13h30 às 15h30 - ENOTURISMO NO NOVO MUNDO
CHILE - Daniela Gilmore - Diretora da Rota do Vinho do Valle del Maule: Etnoturismo e Enoturismo no Chile
ARGENTINA - Guillermo Barletta - Representante Bodegas de Argentina: Inovação e Tradição do Enoturismo na Argentina
URUGUAI - Margarita Carrau - Diretora da Bodega Carrau: Inovação e Tradição do Enoturismo no Uruguai
Mediador: Jorge Tonietto - pesquisador da Embrapa Uva e Vinho
15h30 às16h - PLANO ESTRATÉGICO DE ENOTURISMO EM LUJÁN DE CUYO: Axel Catáneo - Diretor de Turismo
16h - COFFEE-BREAK
16h30 às 17h - KETEK EVENTOS & TURISMO, DE MENDOZA - ARGENTINA (WINE TOURISM): Romanella Paggi - Gerente Geral
17h às 18h - FATORES QUE MOBILIZAM A ESCOLHA POR UM DESTINO ENOTURÍSTICO: Professora Dra. Margarita Barretto - professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e professora voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina; professora e orientadora convidada em universidades argentinas (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Tucumán e Universidad Nacional de Córdoba); fundadora do Grupo de Pesquisa CulTuS - Cultura, Turismo e Sociedade, do qual atualmente é vice líder; membro efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, e da ANPTUR - Associação Nacional de Pós Graduação em Turismo. Autora de vários livros e artigos científicos abordando os temas turismo e cultura.
01 de setembro
sábado
Visitas Guiadas - aproveite a oferta e viva experiências enoturísticas inesquecíveis.
Escolha e inscreva-se nos passeios sugeridos junto às Rotas Turísticas Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vinhos de Pinto Bandeira, Vale do Rio das Antas e Rota Cantinas Históricas.

Nenhum comentário: