sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sonoma: novo estilo de venda de vinhos on line lançado no mercado

                                         Alykhan Karin,Jô Barros e Edson Barbosa estão na Sonoma

Foto Divulgação
Acaba de ser lançado no Brasil um modelo inovador de venda de vinhos, através do site www.Sonoma.com.br , com uma forma de e-commerce "venda privada," inédito no mundo do vinho. O Sonoma é uma empresa “startup” criada por uma equipe de profissionais com grande reconhecimento tanto na área de enogastronomia quanto na de e-commerce. Adotando o modelo de "venda privada," oferece os seus membros seleções semanais, negociadas direto com produtores, em quantidades limitadas e com preços até 60% abaixo do mercado. A proposta da empresa é entregar duas vantagens ao cliente: ajuda-lo na escolha de vinhos e produtos gastronômicos e oferecer preços mais baixos do que o mercado pratica.
O fundador do Sonoma é o americano Alykhan Karim, 28 anos, que mora no Brasil há dois anos. Alykhan é formado em Relações Internacionais com especialização em Economia da América Latina, fala espanhol e português fluente e, por ser da Califórnia e apaixonado por vinhos, conviveu muito com a vinicultura da região. Impressionado com a grande diferença entre os preços e a oferta de vinhos no Brasil, comparado ao Estados Unidos, resolveu trazer o novo modelo de comércio de "venda privada" para baixar bem as margens ainda oferecendo uma excelente seleção de produtos.
Depois de gerenciar a área de vendas na empresa de e-commerce Oppa neste país, o americano associou-se a Edson Barbosa, que foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no Brasil, a Estação do Vinho, para esse novo projeto. Com um investimento inicial em torno de 600 mil reais, se estruturaram para tentar mudar o mundo do vinho e da gastronomia.
Em vez de manter uma loja tradicional comprando de distribuidores, a Equipe Sonoma pesquisou muitas vinícolas, produtores artesanais e fez parcerias direto com uma vasta rede de importadores. "No Brasil existem hoje produtos incríveis, diferenciados, porém, por falta de margem para sua divulgação são de difícil acesso ao público em geral," explica Jô Barros, a sommelière Sonoma, eleita melhor Sommelière do Brasil em 2011 pela revista Prazeres da Mesa. "O Sonoma quer ser a solução: dispensar os intermediários e ser o link entre produtor, ou importador, e o consumidor final," explica ela. Jô também foi cativada pela ideia do Sonoma, abandonou o restaurante onde trabalhava como sommeliere e se juntou os dois sócios nesta missão.
A equipe do Sonoma promete ser extremamente rigorosa na seleção dos vinhos oferecidos. Os produtos são avaliados e escolhidos pela equipe de curadores com 3 critérios básicos: qualidade; relação custo x benefício e a resposta positiva para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”. Entre os produtos já oferecidos incluíram um Cotês du Rhône de 94 pontos Robert Parker por apenas R$79, e novidades poucos encontrados no Brasil como vinhos da uva Friulano e da Córsega. A rede de contatos destes especialistas vai garantir o acesso a produtos especiais, grandes oportunidades e com certeza grandes negócios. "Hoje o crescimento de consumo de vinho e produtos gourmet no Brasil é impressionante," conta Alykhan. "Sonoma quer ajudar a ambos, novato e conhecedor, a navegar neste mundo."
Para realizar este desafio, além das boas ofertas, o Sonoma também cria conteúdo de alta qualidade, escrito por jornalistas experientes num estilo diferente das mídias especializadas: simples e claro, com uma linguagem lúdica e divertida. “Escrevemos como se fossemos um "amigo" descrevendo um vinho”, comenta Jô Barros. “Os amigos costumam passar confiança e credibilidade nas suas dicas e é exatamente isso que queremos ser para nossos clientes”.
A empresa começou suas atividades em 1 de julho e no final do mês já contava com 35 mil cadastros no site e quase 100 mil amigos no facebook, principalmente pela divulgação boca a boca. “Já tivemos clientes comprando 5 vezes no primeiro mês. Já se tornaram VIP, nunca mais vão pagar custo de frete nas entregas” conta empolgado Alykhan.
O Sonoma entrega em toda a região sul e sudeste do Brasil, no prazo máximo de até 5 dias. O pagamento pode ser parcelado em 3vezes e, para compras acima de R$200,00, não será cobrado o frete como promoção de lançamento. Em breve o Sonoma vai atender outras regiões do Brasil.
Equipe Sonoma:
Alykhan Karim. Formado em Relações Internacionais e Estudos da America Latina na Universidade Brown, que faz parte da Ivy League americana. Gerenciou na Wall Street um portfólio de 4milhões de dólares conseguindo retornos positivos todos os anos, inclusive de 30% em 2008, o ano da crise financeira americana. Possui muita experiência no mundo de startups, tendo sido Gerente de Desenvolvimento de Negócios para IvyDate e Diretor de Serviços e Vendas para Oppa, startup brasileira de comércio eletrônico de móveis de design.
Edson Barbosa. Formado em tecnologia de computação pelo ITA, com MBA da Fundação Dom Cabral. Trabalhou muitos anos no mercado financeiro antes de se tornar CEO de Estação de Vinhos, loja de vinhos virtual, em 2008.
Jô Barros. Ganhou titulo de melhor sommelière do Brasil em 2011 pela Revista Prazeres da Mesa e também foi indicada pela revista Veja SP como melhor sommelière de SP. Atuou como sommelière nos restaurantes D.O.M. , Dalva e Dito, Dui e Arola 23. Antes disso, por 5 anos, trabalhou em navios de uma linha americana como sommelière, quando teve oportunidade de visitar inúmeras vinícolas do mundo. Possui um MBA em Logística do Senac.
Rafael dos Santos. Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista, especializou-se em Jornalismo Gastronômico pela Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência em comunicação coorporativa, jornalismo on-line e cultural.
Andressa D'Amato. Formada em Jornalismo pela FIAM, com passagem por diversos cursos e workshops no exterior, já atuou em webtv e diversas revistas e mídias.
Raul Sakai. Desenvolvedor e web designer no Sonoma. Foi fundador de E-Commerce Solutions, uma empresa especializada na criação e melhoria de sites de comércio eletrônico nos EUA e no Brasil.
Josê Estan. Estudou mecatrônica na Poli-USP e hoje estuda administração na FEA. Cozinheiro e amante de gastronomia. Atua na área estratégia de mercado e da curadoria gastronômica.
Felipe Torres. Formado em Design Digital pela Unibero, é especialista em e-commerce, mídias digitais e web.
Denise Abreu Rodrigues. Discente de Curso de Direito pela Universidad Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Suporte Sonoma. Trabalhou com Analista Jurídica pela B2W e gerencia Mídias Sócias pelo Baby.com.br

Nenhum comentário: