sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Lançamento da 7ª Seleção de Vinhos de Farroupilha

O cerimonial de lançamento da sétima edição da Seleção de Vinhos de Farroupilha - concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município - será realizado na próxima terça-feira, 4 de setembro, no salão nobre da prefeitura de Farroupilha, a partir das 19h30min. Serão apresentados às vinícolas farroupilhenses e aos demais convidados o regulamento e a programação do concurso - que inclui, além do lançamento, período de inscrição e coleta de amostras junto às vinícolas interessadas, análise sensorial dos produtos inscritos e jantar-baile de revelação e premiação das amostras vencedoras.
O concurso tem como propósito valorizar a produção vinícola de qualidade existente no município. Ao mesmo tempo em que incentiva a qualificação dos vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva elaborados e engarrafados em Farroupilha, busca a promoção de tais produtos junto aos mais diversos públicos, estimulando o consumo.
O certame é utilizado para destacar o potencial vitivinícola de Farroupilha, terceiro maior produtor brasileiro de uvas e vinhos. As particularidades da produção local também são evidenciadas, como o posto de maior produtor brasileiro de uvas moscatéis ocupado pelo município, que credencia o desenvolvimento do projeto de indicação geográfica, junto à Embrapa Uva e Vinho.
A promoção da 7ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura, e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).
Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos).
Também ocupa a segunda posição no Estado na produção de uvas Vitis Vinífera (para vinhos finos).
A estrutura vitivinícola local envolve 1.365 propriedades vitícolas, uma área de vinhedos de 3.892 hectares (conforme Cadastro Vitícola 2005/2007) e 44 estabelecimentos vinificadores (conforme Cadastro Vinícola do RS).
Em 2012, a safra vitícola local, conforme dados compilados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foi de:
- 65,1 milhões de quilos de uvas para vinificação, correspondente a 9,3% da vindima gaúcha, de 696,7 milhões de quilos.
- 65 variedades de uvas, sendo 54,2 milhões de quilos de uvas americanas ou híbridas e 10,9 milhões de quilos de Vitis Viníferas.
- 5,9 milhões de quilos (representando 44,5% do total gaúcho, de 13,3 milhões de quilos) da cultivar Moscato Branco – a principal Vítis Vinífera Branca do Estado, em volume.
Farroupilha detém, segundo o Cadastro Vitícola do RS 2005/2007, a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no RS: dos 776,87 hectares da casta no Estado, o município responde por 48,84% (ou 379,5 hectares).
Sobre a produção vinícola, dados preliminares do Ibravin, indicam a produção, em 2012, de 49,7 milhões de litros de vinhos e derivados, correspondentes a 11,6% da produção total do Rio Grande do Sul, de 696,7 milhões de litros.

Farroupilha é o maior produtor nacional de uvas moscatéis
                                     Foto de Rovana Del Salvio







Nenhum comentário: