sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Avaliação Nacional de Vinhos - Amostras começaram a ser degustada


Os enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia começaram, hoje, dia 10 de agosto, a degustar e avaliar as 388 amostras inscritas na 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012. O resultado será conhecido em setembro.
Os bastidores do maior momento do vinho brasileiro começam a “fermentar”. É que a degustação de seleção das 388 amostras inscritas por 70 vinícolas na 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012 iniciaram. O processo, que segue até o dia 31 de agosto, reunirá 120 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora. Visão, olfato e paladar se fundem em cada taça para avaliar amostra por amostra. O resultado – relação dos 30% representativos e 16 selecionados neste grupo – será apresentado a um público formado por mais de 800 apreciadores de vinho no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Os primeiros 30 enólogos entraram em ação para degustar um quarto das amostras inscritas, ou seja, 97 vinhos. Cada grupo terá quatro dias para avaliar as amostras. As degustações às cegas seguem normas internacionais, sendo realizadas sempre no turno da manhã, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. A instituição é parceira do ABE dando todo apoio técnico ao evento. As amostras serão analisadas em cinco categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.
O presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, explica que o envolvimento dos enólogos é permanente no evento. “A função de avaliar tecnicamente uma amostra é restrita ao enólogo, profissional com formação para esse fim. Além disso, o evento também oportuniza a troca de informações a partir da integração de enólogos de diferentes regiões produtoras do Brasil”, destaca.
No dia 29 de setembro, além de anunciar a relação dos 30% representativos da Safra 2012, também serão divulgados os 16 vinhos selecionados entre este seleto grupo, e que serão degustados pelo público no dia do evento. Para participar do maior momento do vinho brasileiro, os apreciadores deverão aguardar o período das inscrições que inicia no dia 4 de setembro.

PROGRAMAÇÃO - Degustação de Seleção

Grupo I – 10, 13, 14 e 15 de agosto

Grupo II – 16, 17, 20 e 21 de agosto

Grupo III – 22, 23, 24 e 27 de agosto

Grupo IV – 28, 29, 30 e 31 de agosto

DEGUSTADORES – GRUPO I

Alberto Miele

Antonio Czarnobay

Ben-Hur Rigoni

Carlos Abarzúa

Celito Guerra

Dácio Rubbo

Daiane Badalotti

Daniel Dall'Onder

Daniel De Paris

Dario Crespi

Edvaldo Gallon

Fausto Filippon

Firmino Splendor

Flavio Pizzato

Franciele Luza

Gabriela Poletto

Geyce Salton

Gilberto Simonaggio

Jatir Dequigiovanni

Jorge Cattani

Laércio Spadari

Leandro Santini

Luiz Milani

Márcio Dallé

Marcos Carlesso

Marcos Vian

Michel Motter

Nauro Morbini

Nelson Rotta Randon

Rafael Marson

Primeiros 30 enólogos começaram a degustar as amostras
Foto Gilmar Gomes








Nenhum comentário: