sábado, 4 de agosto de 2012

Carne de cordeiro, sofisticação e sabor marcante

Cordeiro é um luxo como poucos na gastronomia de alto sabor. Excelente se combinado com um vinho à sua altura. E olha lá que não sou eu que digo isso. Seria suspeito, não só porque minha família é criadora de ovinos, eu sou metido a cozinheiro com carne de cordeiro e tenho três livros publicados sobre cordeiros e receitas. Quem diz é a Thais Gobbi, da Alfapress Comunicações, fazendo a divulgação de novos pratos com carne de cordeiro oferecidos pelo Grupo Montana Grill.
Sinônimo de sofisticação e bom gosto, a carne de cordeiro ocupa uma posição de destaque entre os alimentos mais apreciados do mundo. Considerada uma das carnes mais nobres, ela é macia e suculenta, além de ter grande valor nutritivo por ser rica em minerais, como ferro, fósforo e cálcio, e uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B.
Cordeiro é o ovino de até um ano de idade - a qualidade da carne é influenciada pela idade do animal e pelo peso de abate, entre outros fatores como nutrição, sistema de manejo, sexo e raça. Sua carne é macia, entremeada de gordura, menos fibrosa que a carne de boi e de sabor e aroma marcantes. E assim como a carne bovina, possui diferentes formas de preparo e seus diversos cortes são um deleite para os apreciadores da boa culinária.
“Equilibrando ótimo sabor, alto valor proteico e teor adequado de gordura, o cordeiro está entre as carnes mais saudáveis e nutritivas”, explica a nutricionista do Grupo Montana Grill, Edilaine Sponchiato.
O carré de cordeiro é considerado o corte mais famoso. Mas não é o único. É possível encontrar cortes diferentes de pernil, paleta e lombo, costela e até mesmo picanha e o T-Bone (corte similar ao da bisteca, com espessura mais alta). O modo de preparar cada corte requer um cuidado especial e as possibilidades de tempero passam pelos mais suaves até os mais marcantes. A Associação Brasileira de Texel está lançando nova edição de seu folheto sobre a raça, no qual foi colacada uma receita minha, simples e fácil de preparar o carré francês.
O sabor da carne de cordeiro harmoniza muito bem com o vinho. A sugestão de acompanhamento vai de um Bordeaux tinto, Rioja, a um Cabernet Suavignon chileno. Eu, mais nacionalista que a Thais, já sugiro um Merlot Terroir, da Miolo, em Bento Gonçalves, ou um tannat Velhas Vinhas, da Almaden. “O cordeiro e o vinho foram nascidos um para o outro. Sua combinação permite um paladar inesquecível para os apreciadores”, define Edilaine.
As Churrascarias Montana Grill (Campinas, São Paulo, Goiânia e Porto Alegre) realizarão, até 31 de agosto, o Festival do Cordeiro e do Vinho, uma excelente opção para as noites de inverno.
O brasileiro consome, em média, 700 gramas de carne de cordeiro por ano. A média mundial é de 4,5 quilos. Mas, aos poucos, ela vai ganhando evidência no mercado. O aumento pela sua procura e a elevação dos preços tem atraído um número cada vez maior de criadores. Do ano passado para cá, a arroba da carne de cordeiro subiu mais de 20%. Em junho de 2011, o produto custava R$ 180,00. Hoje, está em torno de R$ 220,00. De acordo com o IBGE, nos últimos 10 anos o rebanho de ovinos no estado de São Paulo dobrou de tamanho. Pena que o gaúcho continue patinando, embora esteja crescendo. Nos tempos áureos da lã, o rebanho gaúcho era de 13 milhões de cabeças; hoje, está em apenas 4 milhões de cabeça e, graças aos prestígio da carne de cordeiro, pois os criadores substituíram as ovelhas-lã pelas ovelhas-carne. Para sentir mais a valorização dos últimos tempos, Thais, informo que há não muitos anos, quatro ou cinco, o quilo vivo do cordeiro, no Rio Grande do Sul, era menos de R$ 1,00. Hoje, oscila entre R$ 4,50 e R$ 6,00.
Thais informa, também, sobre o Grupo Montana Grill. Por iniciativa dos músicos Chitãozinho & Xororó, que queriam expandir seus negócios para além da música e da pecuária, nasceu em 1994 o Grupo Montana Grill. São quatro churrascarias em São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Campinas, que oferecem cortes de carnes nobres selecionadas, produzidas principalmente na Argentina e no Uruguai especialmente para o Grupo Montana, e diversos tipos de saladas e molhos, além de bufê de pratos quentes, iguarias japonesas e adegas climatizadas, em ambientes amplos e sofisticados.
Em 1997 foi criada a rede de grelhados fast food Montana Express, que atualmente possui 114 unidades em funcionamento ou em fase de instalação e planos para ampliar o número de franqueados. Ainda no segmento de restaurantes, o Grupo criou o Montana Steaks, um restaurante "a la carte", do autêntico tipo steakhouse, com os melhores acompanhamentos da cozinha internacional. Em seu cardápio estão contidas as melhores carnes premium do mercado, selecionadas e com acompanhamento direto do produtor, em cortes exclusivos.
O Grupo investe ainda em uma nova concepção de loja de carnes: o Montana Carnes & Cia., criado com o intuito de suprir a grande procura por um lugar onde fossem encontradas todas as carnes Montana, assim como produtos selecionados e de alta qualidade. A loja está instalada em Campinas, interior de São Paulo.
E ampliando ainda mais seus negócios, em 2010 o Grupo Montana Grill, por meio de uma ambiciosa sociedade, iniciou o processo de expansão da marca Thathagurt, a primeira frozen iogurteria do interior de São Paulo, transformando-a em franquias. A marca tem hoje 15 lojas em funcionamento, comprovando seu sucesso entre os consumidores de frozen yogurt.

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