sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mais um desafio para Valter Pötter

Um líder do agronegócio gaúcho, que se destaca em tudo o que produz – arroz, soja e gado – e que lá liderou entidades destes setores, aceitou um novo desafio, o de criar prestígio para a maior província vinícola do Brasil, pouco conhecida, mas já responsável por 15% dos vinhos finos brasileiros. Valter José Pötter, líder da Conexão Delta G, com mais de 76 fazendas de gado espalhadas por vários estados, aceitou ser vice-presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, criada, quarta-feira, dia 31 de março, em Santana do Livramento e capitanear, junto com o presidente, Afrânio Moraes, gerente executivo da Almadén, uma série de projetos destinados a aumentar a produção de uvas e de vinhos da região e, principalmente, conquistar a identificação geográfica e a denominação de origem para os produtos com o selo Da Campanha Gaúcha. A associação começou com 14 vinícolas de nove municípios, entre as quais algumas das grandes do país como Miolo, Almadén e Aliança, e outras que estão iniciando, como a Guatambu, de Pötter. A idéia maior é que aconteça, na Campanha, o que aconteceu na Califórnia, Estados Unidos, no início dos anos 50, quando a chegada de algumas grandes vinícolas incentivaram as menores e criaram o que se conhece hoje por “vinho da Califórnia”, uma das mais conhecidas e respeitadas províncias vinícolas do mundo.

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