domingo, 26 de abril de 2009

O excelente chardonnay 2008 da Salton

A sofisticação de um vinho nobre está concentrada no mais novo lançamento da Vinícola Salton, lá de Tuiuty, em Bento Gonçalves, onde se encontra o belíssimo prédio da vinícola que, este ano, completa 100 anos. Elaborado com 100% de uvas chardonnay, o Salton Virtude 2008 destaca suas características diferenciadas já no olhar. A coloração amarelo claro destaca reflexos dourados, enquanto o aroma rico e instigante apresenta, inicialmente, notas de coco, amêndoas, baunilha, chocolate branco e carvalho muito bem integrados. Ao girar da taça surgem os aromas frutados como abacaxi, maçã verde, melão e uma nota mineral. O grande potencial alcoólico é sustentado por uma acidez equilibrada.
Daniel Salton, diretor Comercial da Vinícola Salton, que me mandou uma garrafa do Virtude 2008, observa que é um vinho redondo, de excelente estrutura, potência e persistência. Aliás, meu amigo Guilherme Velloso e seus parceiros na revista Wine Style nº 22, Arthur Azevedo e Mario Telles Jr., ao fazerem uma merecida homenagem a Ângelo Salton Neto, presidente da Salton, falecido em fevereiro, destacam a qualidade do Salton Virtude 2008.
É um vinho ideal para acompanhar um prato com perdiz recheada. No Concurso Chardonnay Du Monde, na França, este vinho ganhou Medalha de Prata, mesmo antes de seu lançamento.

Nenhum comentário: