Com o objetivo de aumentar as exportações de vinhos e espumantes brasileiros em cerca de 30% este ano, o Projeto Setorial Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participará de 22 feiras e eventos internacionais este ano. O calendário foi aberto nesta segunda-feira (30), em Düsseldorf, na Alemanha, o maior mercado importador de vinhos do mundo e o 4º país em consumo da bebida. Ao todo, 10 vinícolas brasileiras participam da ProWein, que está na sua 16ª edição, é considerada a maior feira do mundo dedicada ao vinho. Esta é a 5ª participação consecutiva do WFB.
Da Alemanha as vinícolas brasileiras seguem para a Holanda – o 4º principal destino de vinhos e espumantes brasileiros e o 3º para as vinícolas exportadoras pertencentes ao WFB. Nesta quarta-feira (1º de abril), em Haia, será realizada uma degustação na residência do embaixador brasileiro nos Países Baixos, José Artur Denot Medeiros. Entre os convidados estarão jornalistas, importadores e sommeliers holandeses, que terão a oportunidade de degustar os melhores vinhos e espumantes brasileiros.
Desta quarta-feira até sexta (dias 1º a 3 de abril), também acontecerá a estreia brasileira, com estande próprio e participação conjunta, no Salão Internacional da Alimentação (Sial) de Montreal, no Canadá. “A nossa principal estratégia utilizada nas feiras e eventos internacionais é a degustação, já que a nossa produção de vinhos e espumantes gera muita curiosidade no exterior”, afirma a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan. “Nossos convidados das degustações, formados por jornalistas, sommeliers e importadores, terão a oportunidade de comprovar que o vinho brasileiro é autêntico, jovem e focado nas pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências”, comenta Andreia. As vinícolas também atuam juntas em um espaço único, o estande do Wines From Brazil. "A união mostra com mais eficácia a diversidade, a consistência e a crescente evolução de qualidade dos vinhos brasileiros”, destaca.
Em 2008, as exportações de vinhos e espumantes brasileiros das 34 empresas que integram o WFB somaram US$ 4,68 milhões – o dobro das vendas de 2007, que renderam US$ 2,34 milhões. O objetivo para este ano é exportar US$ 6 milhões.
Participação das vinícolas nas feiras: Alemanha – Casa Valduga, Miolo, Aurora, Salton, Lidio Carraro, Boscato, Garibaldi, Lovara e Cordilheira de Santanna; Holanda – Aurora, Miolo, Salton, Casa Valduga, Lidio Carraro, Boscato, Garibaldi e Vinibrasil; Canadá – Miolo, Dal Pizzol, Vinibrasil e Irmãos Molon.
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