domingo, 5 de abril de 2009

Vinhos do Vale do São Francisco

Joel Falcone, do Clube dos Amigos do Vinho, da Paraíba, manda um texto sobre os vinhos do Vale do São Francisco. Vale a pena conhecê-los.

O VALE DO RIO SOL
Tendo como trunfo vinhos jovens leves e frutados bem característicos da região onde os brancos de Chenin Blanc e/ou Moscato Canelli originam vinhos frescos e aromáticos, além de contar com a peculiaridade de ser única no mundo que produz vinhos o ano inteiro, representando uma vantagem sem igual de poder oferecer sempre vinhos fresquíssimos ao mercado; como observa o agrônomo João Santos, diretor técnico da ViniBrasil, detentora da marca Rio-Sol que engloba vinhos brancos, tintos e rosados (tranqüilos e espumantes) onde se destacam um assemblage-RESERVA de Syrah, Cabernet-Sauvignon e Alicante Bouschet e um MERLOT estreme grifado como Winemaker's Seletion, reconhecidos e premiados no Brasil e no exterior.
A empresa controlada pelo grupo português DÃO-SUL tem como novidade para este ano, a criação de uma linha para o seu vinho Premium PARALELO-8, que ganhará rótulos brancos, rosés e espumantes; tendo para isso investido R$. 1 milhão na aquisição de um equipamento estabilizador, patenteado em Portugal, que permite um fluxo, contínuo na produção de espumantes, possibilitando a exportação de parte da sua produção até agora, absorvida totalmente no mercado interno. A nova máquina possibilita a redução do tempo gasto para a produção da bebida, fazendo o grupo apostar mais no mercado externo de onde já conta com encomendas de Espumantes Rio-Sol BRUT e ROSÈ destinados à Bélgica, Portugal e Angola.
As exportações, por enquanto restritas aos vinhos tintos e brancos, respondem atualmente por 40% dos vinhos da ViniBrasil. Seu planejamento global revela uma meta de crescimento em torno de 30% para este ano, tendo como principal estratégia, criar parcerias com outros países, diversificando os mercados consumidores, como prevenção contra uma eventual queda nos mercados já conquistados, isto sem falar na expansão do número de revendedores no mercado brasileiro.
Criada em 2002, a ViniBrasil é um dos mais recentes e inovadores projetos da viticultura e enologia no mundo, pelo fato de ser a única região a produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8° sul. Localizada no interior do Estado de Pernambuco, às margens do rio São Francisco, a ViniBrasil, conta já com uma área de 200 ha de vinhas, de um total de 1.600 ha, plantadas predominantemente com as variedades Cabernet-Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, e ainda com as variedades portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Toda esta área está equipada com um dos mais modernos sistemas de fertilização e de irrigação, que torna possível a produção sob condições semi-áridas. Desde a sua criação, os seus vinhos têm sido distinguidos com diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente exporta para mais de 20 países entre eles, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Austrália, Noruega, Suécia, Dinamarca, Dubai, Finlândia.
Depois de participar com duas amostras da linha Rio-Sol no Concurso de Vinhos EVA PROVA E APROVA em 17.03.09, a ViniBrasil volta a João Pessoa no dia 14 de abril como Parceira Exclusiva do Clube do Vinho-PB quando harmonizará seus vinhos e espumantes no jantar by Sonho Doce, desde o Aperitivo à Sobremesa na Reunião-Ordinária daquele mês.
Em palestra que antecederá o jantar, o agrônomo João Santos apoiado em áudio visuais discorrerá sobre as potencialidades dessa cultura irrigada no Vale do São Francisco e a evolução qualitativa dos vinhos produzidos e projetados pela ViniBrasil, braço do grupo DÃO-SUL em nosso país, onde o seu principal executivo já residindo naquela região há mais de seis anos, demonstra uma confiança exacerbada no sucesso do Projeto.
A palestra do dr. Santos será acompanhada com goles do Espumante Rio-Sol–Rosé-BRUT, um verdadeiro sparkling wine elaborado com uvas Syrah que constitui com o seu Moscatel de Canelli de apenas 8,5 graus alcóolicos, a grande aposta desse projeto que tem o enólogo Carlos Moura como refinado maestro.

Nenhum comentário: