domingo, 12 de abril de 2009

Saudemos a chegada do Rastros do Pampa

Há cerca de um ano, mais ou menos, escrevi aqui no Blog que o Valter José Potter e sua filha Gabriela haviam instalado parreirais na Fazenda Guatambu, em Dom Pedrito, e pretendiam lançar um vinho denominado Rastros do Pampa. Na Fenavinho deste ano, em Bento Gonçalves, encontrei minha amiga enóloga Rosana Wagner, da Vinícola Cordilheira de Santana, lá de Livramento, e ela agradeceu por eu ter divulgado aquela informação. Acontece que ela e o Gladistão Omizzolo, também enólogo e seu marido, estavam com tudo pronto para lançar um vinho que também se chamaria Rastros do Pampa. Obviamente que trocaram o nome.
Pois, o já famoso antes de ser lançado Rastros do Pampa finalmente deu as caras. Gabriela Pötter manda dizqer que foi no imponente e charmoso Prédio Central do Parque do Sindicato Rural de Dom Pedrito, ambientado com luzes e velas, o lançamento do Rastros do Pampa, na última quinta-feira, véspera de Páscoa. O concorrido coquetel teve tapas espanholas e canapés para acompanhar o vinho Cabernet Sauvignon, com show de Silvio Fortes, de Santa Maria. Mais de 200 pessoas, entre autoridades, imprensa e representantes de entidades degustaram o vinho lançado pela Estância Guatambu em comemoração aos seus 50 anos.
A família Hermann Pötter estava muito emocionada e otimista com o projeto de vitivinicultura da Guatambu. O vinho e os vinhedos da Estância foram apresentados ao público pela engenheira agrônoma e mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Gabriela Hermann Pötter. A construção da vinícola em Dom Pedrito, segundo Valter José Pötter, será iniciada em 2010.
O vinho Rastros do Pampa arrancou com o pé direito ainda antes do seu lançamento – foi selecionado entre os 30% superiores na 16ª Avaliação Nacional dos Vinhos, em Bento Gonçalves, concorrendo com 317 amostras. Estive entre os que o provaram lá, mas, confesso, não identifiquei o vinho elaborado na terra dos meus amigos Durgue Costa e J.Dias Lopes, este um especialista em vinhos, até poucos dias diretor da revista Gula, de São Paulo. Pena que saiu da revista.
Feito com 100% de uvas Cabernet Sauvignon produzidas em Dom Pedrito, da safra 2008, Rastros do Pampa é um vinho fino tinto seco que apresenta aromas de frutas vermelhas e baunilha com intensa cor rubi. Apresenta corpo bem equilibrado, macio e envolvente. A tênue passagem em barris de carvalho francês confere notas de baunilha ao paladar. O vinho foi produzido em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves.
A família Hermann Pötter buscou no coração do pampa gaúcho, na latitude 30º58” sul, na “Serrinha” de Dom Pedrito, expressar o potencial da região da Campanha através de seus vinhedos. A partir de 2003 implantou-se mudas importadas da França e Itália. O clima com altíssima insolação, adequada amplitude térmica, soma de calor acima de 2.500 horas no período de agosto a março e déficit hídrico no verão, aliado ao apropriado solo de origem granítica, resultam em um terroir diferenciado que propicia a maturação fenólica das uvas e a complexidade de seus vinhos. A utilização de modernas técnicas agrícolas como o desfolhe potencializa a produção dos polifenóis, os antioxidantes da uva que conferem imensos benefícios à saúde.
O vinho Rastros do Pampa foi produzido em comemoração aos 50 anos de sucesso da Estância Guatambu, que despontou como referência nacional e internacional na produção pecuária com as raças Hereford e Braford, na produção de arroz irrigado e de sementes finas. Entre as centenas de premiações recebidas pela Guatambu, destaca-se o Prêmio Nacional de Produtividade conferido pelo Ministério da Agricultura, em 1980.
Como apreciador de vinho e jornalista que escreve sobre ele, saúdo este novo produto da Campanha gaúcha, nascido do empreendedorismo de Valter José Pötter e sua filha. É a confirmação que a Campanha gaúcha é uma nova e bela Província Vinícola brasileira, pois o Rastros do Pampa vem de uma região onde já temos a Almadem, a Aliança e a Cordilheira de Santana, em Sant´Ana do Livramento; a Miolo, a Salton, a Peruzzo e outras em Candiota, Bagé e Pinheiro Machado.
Valter e Gabriela estão prometendo um lançamento em Porto Alegre. Quem quiser falar com eles é só usar o telefone: Valter José Pötter (53)99723454 - Gabriela Pötter (51)99998123.

Nenhum comentário: