sexta-feira, 3 de abril de 2009

O bom Gamay de Adriano e Marionnet

Excelente! Provei, ontem, o Gamay 2009 da Miolo, que este ano veio com a assinatura do francês Henry Marionnet, considerado o Papa Mundial do Gamay, e aprovei o primeiro vinho fino da safra brasileira deste ano a chegar ao mercado. É o nosso “beaujolais nouveau”, o nosso “vinho novo”, comemorado por ser o primeiro do ano a chegar ao mercado.
Adriano Miolo, enólogo e diretor da Miolo, que me mandou a garrafa, confirma: “O Gamay 2009 da Miolo foi produzido com o mesmo processo utilizado para elaborar os melhores vinhos da variedade da França.” É um vinho frutado e leve ao paladar, elaborado com uvas Gamay da região da Campanha Gaúcha, em Candiota, através de maceração carbônica. Marionnet supervisionou.
A relação entre a Miolo e Marionnet envolve intercâmbio comercial. O Gamay 2009 será distribuído pelo francês na Europa e a Miolo está promovendo um evento, no Rio, com a presença dele, para lançamento do vinho. Ao mesmo tempo, será feita degustação especial do Gamay Oubliet, um top francês que ainda não provei, produzido por Marionnet na Domaine de La Charmaine, em Touraine, a 30 km de Blois, no Vale do Loire. O Gamay Oubliet passará a ser distribuído pela Miolo no Brasil.
Sem querer comparar, até porque só tenho o anterior na lembrança, bebi o Gamay da Miolo lembrando de Oscar Guglielmone, um pioneiro. Foi ele quem produziu o primeiro Gamay brasileiro, em Viamão, nas proximidades de Porto Alegre. Pena que o projeto vitivinícola de Dom Oscar foi abandonado após sua morte. O Gamay foi premiado em concurso da Playboy.

Nenhum comentário: