domingo, 5 de abril de 2009

Um curso especial de sommelier

A Associação Brasileira de Sommeliers-SP, entidade que completa 20 anos em 2009, está lançando um curso inédito, dirigido a quem já trabalha ou pretende trabalhar no mercado de vinhos, seja como sommelier profissional, seja como consultor/assessor de produtores, importadoras e lojas especializadas. O curso, com início previsto para 7 de maio de 2009, terá 4 módulos sequenciais. O primeiro módulo irá de Maio a Dezembro de 2009 e dará uma sólida base teórica sobre os mais diferentes aspectos do vinho: degustação, viticultura, vinificação, adegas e tudo o mais que um profissional precisa saber, em profundidade e com muita precisão.
O segundo módulo terá início em Janeiro de 2010, estendendo-se até o final de Junho do mesmo ano, e será uma viagem virtual por todos os países produtores, do Velho e do Novo Mundo, que serão conhecidos, nos mínimos detalhes: uvas, clima, geografia, solo e técnicas de vitivinicultura particulares de cada um. Ao longo desse módulo, serão degustados vinhos representativos de cada país, com ênfase na tipicidade e em suas principais características.
Uma vez completados esses dois módulos, os profissionais poderão escolher entre dois novos módulos para completar sua formação: o de Marketing e Estratégias de Vendas em Vinhos e o de Serviço do Vinho. O primeiro se destina aos que pretendem trabalhar no mercado do vinho, como consultores de empresas ou de lojas especializadas, seja na prospecção de novos produtos, seja no atendimento direto ao cliente.
Já o módulo de Serviço do Vinho tem por finalidade a formação específica de sommeliers. Concluído esse módulo, os alunos estarão em condições, após exame de qualificação, de obter a certificação como Sommelier Profissional pela Associação Brasileira de Sommeliers. É importante ressaltar que esse é o único título emitido no Brasil reconhecido internacionalmente. E que conta com o aval da recém fundada Alianza Panamericana de Sommeliers (APAS), presidida pelo brasileiro Danio Braga, que também preside a Associação Brasileira de Sommeliers. Conta também com a chancela da tradicional e prestigiada Association de La Sommelerie Internationale (ASI), com sede na França, à qual a ABS é filiada. Sommelier, é bom que se diga, é hoje uma designação restrita aos profissionais que atuam diretamente no serviço do vinho, à mesa dos restaurantes de todo o mundo.
O Curso de Formação de Profissionais da ABS-SP também poderá ser freqüentado por pessoas interessadas em simplesmente aumentar seus conhecimentos em vinhos, mesmo que não pretendam trabalhar no mercado.As aulas dos dois primeiros módulos, Fundamentos e Países serão ministradas pelos professores da ABS-SP: Mario Telles Jr., Arthur Azevedo, José Luiz Alvim Borges, Gustavo Andrade de Paulo e Nelson Luiz Pereira.
O Módulo de Marketing e Estratégias de Vendas em Vinhos será ministrado por experientes profissionais de marketing, ligados às melhores escolas do Brasil, além de empresários do ramo, com o apoio dos professores da ABS-SP. Este módulo se destina a quem pretende trabalhar no mercado do vinho, tanto em importadoras, lojas ou em qualquer outro setor do mercado do vinho.
O Módulo de Serviço será ministrado exclusivamente por conceituados sommeliers profissionais e atuantes, do Brasil, Portugal e Chile. Com isso, se pretende dar ao aluno uma visão real e abrangente da profissão, além de um eficiente treinamento prático e intensivo de todos os aspectos que envolvem o trabalho do sommelier no restaurante. Este módulo se destina especificamente a quem pretende trabalhar como Sommelier, no verdadeiro e único sentido da palavra.
As inscrições para o novo curso, que se iniciará no próximo dia 7 de maio de 2009, já estão abertas na secretaria da Associação Brasileira de Sommeliers-SP. O endereço é Avenida Faria Lima 1800, oitavo andar, telefone (11) 3814-1269. O programa completo dos dois primeiros módulos pode ser consultado no website da ABS-SP: www.abs-sp.com.br . Em breve também estarão disponíveis os programas dos módulos de Marketing e de Serviços.
Desde sua fundação, em 1989, a ABS-SP tem dedicado boa parte de seu tempo à divulgação da cultura do vinho, na forma de cursos e degustações. E seus cursos sempre foram reconhecidos como os mais completos do mercado, abrangendo diferentes segmentos do vasto e complexo mundo do vinho. Inicialmente, foram oferecidos cursos voltados para enófilos, ou seja, amadores interessados em ampliar seus conhecimentos, sem envolvimento direto no mercado do vinho.
O crescimento do interesse pelo vinho, que levou à abertura de inúmeras importadoras e lojas especializadas, e a dificuldade em se encontrar profissionais qualificados para o serviço do vinho em restaurantes mostraram a necessidade de serem criados cursos específicos para profissionais. A ABS-SP, sempre atenta aos rumos do mercado, disponibilizou um curso específico para a formação desses profissionais, no período da tarde, de segunda a quinta-feira, com grande procura em todas as turmas hoje em andamento.
Atendendo ao pedido de muitos interessados nesse tipo de curso, impossibilitados de frequentar aulas no período diurno, a ABS-SP decidiu criar um curso no período noturno (20h às 22:30h), voltado para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vinhos, ou para aqueles que querem, de algum modo, aumentar seu conhecimento em vinhos. E formatou esse curso em módulos, com conteúdo abrangente, ministrado por meio de aulas teóricas, fartamente ilustradas com modernos recursos visuais, complementadas por aulas práticas, com degustações didáticas de vinhos representativos.

Nenhum comentário: