domingo, 26 de abril de 2009

O bom charque de ovellha

Muitas pessoas me escrevem perguntando onde comprar charque de ovelha bem feito e saboroso. Confesso que é difícil. Charque de ovelha igual ao que era feito pelo saudoso confrade Henrique Dias de Freitas Lima faz muito tempo que não encontro. O Henrique ele próprio selecionava a carne, eliminava as gorduras e fazia o charque das partes nobres. Normalmente, os fazedores comerciais de charque usam as partes menos nobres.
Estou com um que vou provar quando voltar de São Paulo na próxima semana. Me foi enviado pelo criador de ovinos Claudino Loro, lá do Sarandi, em Livramento. É daqueles feito com uma metade inteira da ovelha e apresentado enrolado. De forma que vai se tirando as partes necessárias em rodelas. O Loro não me disse se foi feito em sua fazenda ou fora. Depois de provar, se aprovar, vou perguntar para ele como se consegue e prometo informar meus leitores aqui do Blog.

Nenhum comentário: