A Salton, vinícola de Tuiuty que recebeu seis milhões de quilos de uvas destinada exclusivamente para espumantes, planeja vender 5,8 milhões de garrafas de espumantes neste ano. Em 2008, foram 4,7 milhões. A quantidade de uva deste ano foi 5% maior do nque no ano passado.
Apesar de não haver uma diferença significativa na quantidade de uvas recebidas em relação a 2008, em decorrência de algumas perdas devido à quebra de safra, o aumento revela o investimento forte da empresa nas viníferas brancas. Os números de comercialização do produto motivam a estratégia. A Salton prevê para este ano a comercialização de 5,8 milhões de garrafas de espumantes, um aumento de 25% em relação a 2008, quando foram comercializados 4,7 milhões de garrafas.
Maior produtora de espumantes do país e líder na sua comercialização há cinco anos consecutivos, com 40% do mercado, a Salton volta seus esforços também para estimular os produtores no cultivo de variedades brancas. Neste ano, a Prosecco apresentou o maior incremento: 14% em relação a safra anterior, com 1,050 milhão de quilos. Em volume, a Chardonnay se mantém no topo, com a mesma quantidade recebida em 2008: 1,4 milhão, que representou um aumento de 220% em relação a 2007. A Moscato somou 1.650 milhão de quilos, que serão destinados quase 100% para o Salton Moscatel, sucesso consolidado, principalmente, entre o público feminino.
Com a certeza de que o consumo de espumantes no Brasil continuará crescendo entre 15% e 25% ao ano, a vinícola prepara novos investimentos em equipamentos para atender à demanda e, além de continuar na liderança, aumentar o percentual de participação no mercado nacional.
E,por falar na Salton, ela esteve entre as vinícolas brasileiras premiadas em Zarcillo, na Espanha. O Salton Talento 2005 e o Merlot Salton Desejo da recém lançada safra 2006, conquistaram medalhas de prata no Concurso Internacional de Vino Zarcillo 2009, realizado de 30 de março a 2 de abril, na Espanha. Organizado pelo Instituto Tecnológico Agrário de Castilla y Leon, pertencente à Junta de Castilla y León, a competição reuniu 3.099 amostras de 787 vinícolas de 23 países. Entre os avaliadores, formado por mais de 100 especialistas, estavam o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Carlos Abarzúa, e o diretor da entidade, Dirceu Scottá.
O concurso ainda contou com m o apoio da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.), da União Internacional de Enólogos (UIOE) e da Federação Mundial dos Grandes Concursos (VinoFed) e tem grande incentivo do governo da Espanha, que busca a promoção do vinho. Para o diretor comercial da vinícola, Daniel Salton, estar entre os premiados em um concurso, especialmente na Europa, berço do vinho, traz uma visibilidade importante não apenas para a Salton, mas para o produto nacional.
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