segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Encontro de enologia reúniu apreciadores de vinhos e empresários do ramo em Bagé


"Nada melhor que apreciar um bom vinho e ouvir uma boa música". Assim a arquiteta Eulália Anselmo, coordenadora de atividades do Grupo Da Maya, deu início ao 1º Encontro de Enologia no Pampa, promovido pelo Da Maya com apoio de vinícolas da região, dias 31 de julho e 1 de agosto, em Bagé.
Reunindo empresários do ramo e apreciadores da bebida, o evento iniciou com a palestra do enólogo Rossano Lazzarotto, da Associação de Viticultores do Extremo Sul (Vitisul). Além de explicar o papel da associação, ele também comentou o potencial produtivo das macrorregiões produtoras de vinho: serra gaúcha, campos de cima e serra do sudeste.
Depois foi a vez da enóloga Gabriela Herrmann Pötter falar sobre a história da vinícola Guatambu e degustação orientada. A experiência da Campanha Gaúcha no setor vitivinícola também foi exposta com apresentação do enólogo Adolfo Lona. O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra Vinhos Peruzzo: expressão autêntica do terroir da campanha, com degustação orientada pelo engenheiro agrônomo Tauê Hamm.
Para Eulália, essa é uma oportunidade de alavancar o potencial da região, unindo a força das empresas e reforçando o caráter produtivo, buscando o desenvolvimento econômico e cultural da região. Além disso, ela destacou que a data foi marcada para coincidir com a realização do Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp), servindo de vitrine para os produtos da região aos músicos e turistas de outras regiões do país. "Não estamos inventando nada novo. Estamos apenas potencializando e valorizando o que a nossa terra já tem de bom, aliando a cultura e o empresariado", comenta.
No segundo dia, houve palestras sobre a Associação dos Vinhos da Campanha, com o engenheiro agrônomo Giovâni Silveira Peres; sobre

A Enologia na Unipampa: características do curso e perfil do egresso, com o professor Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador do Curso de Enologia; Vinificação de Vinhos Tintos, Miolo - Terroirs do Brasil e degustação orientada com o enólogo Miguel Ângelo Vicente Almeida, do Grupo Miolo. O evento ocorreu na Pousada Da Maya.

Nenhum comentário: