Cipresso Brunello di Montalcino da Bueno Wines
D/JN
O empreendedor paulista Luiz Eduardo Batalha, que sonhava
em investir em vinhos e azeites, em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul,
inverteu o projeto, começou com as oliveiras e está obtendo sucesso. Agora,
prepara-se para entrar também no vinho, mas ainda não estou autorizado a
antecipar nada. Foi o que ele me disse, pelo telefone, dos Estados Unidos, onde
passou 50 dias, inclusive, encontrando-se várias vezes com Galvão Bueno, o
narrador esportivo que estava acompanhando a Fórmula 1, e é seu vinhos, em
Candiota, nas proximidades de Pinheiro
Machado, onde o narrador possui, também, uma vinícola;
Mas, não é só em Candiota que Galvão Bueno investe em
vinhos. Sua vinícola Bueno Wines produz vinhos na Itália, na região da Toscana. Aqui cito
alguns do seus vinhos de maior destaque:
O Bueno La Valletta, Sangiovese, lançado em 2012, é o
primeiro resultado da união entre Roberto Cipresso e Galvão Bueno. Apresenta
aromas de fruta vermelha, como a cereja, rosas e folhas secas, ameixas secas,
caramelo e notas balsâmicas. É um vinho equilibrado, fresco e persistente.
Acompanha pratos da cozinha italiana, pratos com cogumelos e carne vermelha. É
um super-toscano, cujo preço fica em torno de R$ 180,00 para o mercado
brasileiro.
Lançamento recente da vinícola, o Bueno-Cipresso Brunello
di Montalcino, elaborado na vinícola Poggio al Sole, no coração da Toscana, é
um legítimo D.O.C.G. - Denominação de Origem Controlada e Garantida, produzido
apenas em anos em que a colheita é considerada uma safra excepcional. É um
vinho que traz em seu aroma notas de couro, temperos, alcaçuz e um toque
terroso. Com acidez e sabor equilibrados, apresenta taninos pronunciados e
maduros, com toques de baunilha, ameixa, figo e pedra, que conferem equilíbrio
e harmonia, com longa persistência. A maturação é de 24 meses em barricas de
carvalho francês (36 meses para o Riserva), e mais 36 meses em garrafa antes de
ser colocado à venda. Combina perfeitamente com carne vermelha e de caça, eventualmente
com funghi e queijo pecorino toscano. Os vinhos chegam ao consumidor final no
varejo com preços em torno de R$ 390,00 (safras 2005 e 2007) e R$ 650,00 para o
Riserva 2004.
Os vinhos são distribuídos pela Miolo Wine Group (MWG) no
Brasil inteiro - http://www.miolo.com.br/vinhos/vinhos_autor/
Criada por Galvão Bueno, primeiro em Candiota, a Bueno
Wines hoje produz seis rótulos: tinto Bueno Paralelo 31, espumante Bueno Cuvée
Prestige, Bellavista Estate Pinot Noir, Bellavista Estate Sauvignon Blanc; e os
italianos, produzidos na região da Toscana, frutos de uma parceria com o
enólogo Roberto Cipresso, Bueno La Valletta, Sangiovese e Bueno-Cipresso
Brunello di Montalcino. Galvão idealizou e participou ativamente da criação dos
vinhos: https://www.facebook.com/BuenoWines
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