Evento foi realizado nesta quarta e quinta (dias 11 e 12) em Bento Gonçalves, dentro da programação da 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta. O 4º Quality Wine tratou da agregação de valor ao vinho por meio de ideias inovadoras. O evento aconteceu das 14h às 18h, no Fundaparque, integrando a programação da 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta. “Dentro do processo de modernização da vitivinicultura brasileira, temos de dar cada vez mais atenção às embalagens, aos rótulos e ao posicionamento dos produtos”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Diego Bertolini. “Este é um tema relevante para melhorarmos a competitividade dos vinhos brasileiros”, aponta.
A realização da quarta edição do Quality Wine foi do Ibravin, com apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, do Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), da Verallia e da Scholle Packaging.
O primeiro dia do 4º Quality Wine foi dedicado ao marketing. A palestra de abertura foi do coordenador da área de mercado e professor de marketing estratégico e de luxo dos programas de pós-graduação e extensão da ESPM-Sul, Artur Vasconcellos. Ele falou sobre o tema “Marketing experiencial como estratégia para marcas premium e de luxo”. Depois, Fabio Mestriner, designer com 38 anos de experiência profissional, tratou do assunto “Como a embalagem melhora a competitividade do produto”.
Na quinta-feira (12), a partir das 14h, o 4º Quality Wine tratou do consumidor e do posicionamento dos produtos. A primeira palestra foi sobre o tema “Entenda as necessidades do consumidor”, a cargo de Carolina Letzow Ecjel, formada em Propaganda e Marketing na Universidade Mackenzie e Pós Graduada em Marketing Management no IBMEC- SP, atualmente atuando na área de Bebidas & Alimentos Preparados da Tetra Pak. A relação entre design e posicionamento foi o assunto de Mariano Gioia, co-fundador e diretor criativo da YG Design, agência argentina especializada na conceituação, desenvolvimento e design de embalagens para indústrias do vinho, bebidas espirituosas e mundo gourmet. No encerramento, houve o lançamento do livro “Panorama Vitivinícola Brasileiro de 2010”, da pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Loiva Maria Ribeiro de Mello.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O livro Panorama Vitivinicola Brasileiro é de autoria de José Fernando da Silva Protas.
Postar um comentário