sexta-feira, 13 de abril de 2012

Degustador da Wine Enthusiast provou vinhos brasileiros



Michael Schachner gostou do espumante Geisse e do Castas Portuguesas da Miolo
Foto Ibravin
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Almoço promovido pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, apresentou quatro rótulos verde-amarelos a Michael Schachner, em Nova Iorque. Michael, degustador de vinhos da América Latina para a Wine Enthusiast, uma das principais revistas dos Estados Unidos, provou quatro rótulos brasileiros em almoço promovido pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), no dia 30 de março. Acompanhado da jornalista norte-americana Susan Lynn Kostrzewa, editora executiva da Wine Enthusiast, Schachner provou um espumante – Cave Geisse Terroir – e três vinhos, um branco (Dádivas Chardonnay, da Lidio Carraro) e dois tintos (Casa Valduga Cabernet Franc e Quinta do Seival Castas Portuguesas, da Miolo) no Restaurante Brazil Brazil, em Nova Iorque. Também participaram do almoço Bárbara Ruppel, representante do Wines of Brasil, e Nora Favelukes, agente contratada pelo projeto nos Estados Unidos, além de Morgana Miolo, representando as vinícolas parceiras do projeto.
Bárbara Ruppel falou sobre a elaboração de vinhos no Brasil, explicando as características das principais regiões produtoras. Logo após, Schachner degustou os quatro vinhos. Ele apreciou bastante o espumante Cave Geisse Terroir, elogiando seu estilo próprio e elegância. “É um produto excelente”, afirmou. Outro vinho que agradou bastante ao responsável por ranquear os vinhos da América do Sul para a Wine Enthusiast foi o Quinta do Seival Castas Portuguesas, da Miolo. “Ele gostou muito deste vinho. Disse que é fresco, aromático, com presença moderada de carvalho e com boa presença em boca”, contou Bárbara Ruppel.
Schachner disse que seus vinhos preferidos são jovens e frescos. Ele ainda falou que virá ao Brasil assim que os rótulos verde-amarelos tiverem uma melhor distribuição nos Estados Unidos. Bárbara Ruppel respondeu que o Wines of Brasil está trabalhando nesse sentido e aproveitou para convidá-lo a vir ao Brasil no início do próximo ano, no período do Carnaval. Foi nesta mesma época que Susan Kostrzewa veio ao Brasil este ano.
Ele abriu a possibilidade de incluir um setor somente de vinhos brasileiros no ranking da revista. Para Schachner, o Brasil deve investir nos espumantes como produto de entrada para chamar a atenção do consumidor ao vinho brasileiro. A sua opinião foi reforçada por Susan. O degustador da Wine Enthusiast também sugeriu que se façam promoções durante a Copa do Mundo de Futebol, que acontece em 2014, e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, para atrair os consumidores de vinhos norte-americanos ao Brasil. Bárbara Ruppel comentou que um plano estratégico para estes eventos está sendo desenvolvido pelo Wines of Brasil e pelo Ibravin.

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