terça-feira, 10 de maio de 2016
Dia do Vinho 2016 celebra evolução em lançamento com clima de filó italiano
Com início marcado para 20 de maio, quando festejos simultâneos serão deflagrados em quase duas dezenas de municípios de três polos enoturísticos e gastronômicos do Brasil, o Dia do Vinho 2016 está oficialmente lançado desde a noite desta terça-feira (3). A cerimônia, em pleno outono da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, ganhou ares de festa típica da imigração italiana, na Casa do Filó do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A evolução dos rótulos elaborados no país e das três cadeias econômicas impactadas pelo evento deu o tom dos discursos ao público de aproximadamente 100 convidados. Entre eles, estavam alguns dos pequenos agricultores e vinicultores locais, cujo trabalho resulta na programação farta em culinária, vinhos, espumantes, sucos de uva e hospitalidade genuínos.
De Garibaldi,o vice-prefeito Antonio Fachinelli compôs a mesa de autoridades. A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, e a turismóloga Melina Casagrande também participaram do lançamento.
“Precisamos entender quantas famílias são beneficiadas com a cadeia do vinho. Quanto desenvolvimento econômico e riqueza passam de mão em mão com cada garrafa que sai daqui. Poucas pessoas sabem quanto trabalho está envolvido. O vinho, para nós, é produto de orgulho”, emocionou-se o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
Diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato destacou o trabalho colaborativo desenvolvido desde 2009, quando se formou o comitê organizador do Dia do Vinho. E chamou atenção para a contínua diversificação das atrações e expansão territorial da iniciativa – que em 2016 agrega seu 10o município na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha: Vila Flores.
“Vinho, muito mais do que uma atividade econômica de toda a região, está no nosso DNA. E além de investir na captação, atração e manutenção de turistas nas regiões engajadas, o Dia do Vinho quer fazer a própria comunidade viajar, se conhecer e desfrutar destas duas semanas. É uma união de esforços para colocar na prateleira o que temos de melhor”, declarou.
Para o gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, o turismo é um dos principais pilares de desenvolvimento econômico do setor vitivinícola. “O Dia do Vinho evoluiu muito nestes oito anos. Junto com todo o setor. Hoje, nossos rótulos já conquistaram mais de 2 mil medalhas internacionais. Este é o produto que o turista vai degustar aqui. O vinho brasileiro já não está mais engatinhando, está evoluindo”.
A noite de temperatura amena, aquecida pelos rótulos elaborados no Sul do Brasil, ainda serviu para o lançamento e a sessão de autógrafos do livro Vinho Fino Brasileiro. “Um reconhecimento ao vigor do vinho nacional”, comentou o autor Rogério Dardeau.
Em seu pronunciamento, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, saudou o trabalho de todos os empreendedores integrados na iniciativa – naquele momento, representados na pessoa do hoteleiro Moysés Michelon, que além de oferecer, supervisionou pessoalmente toda a montagem e realização da cerimônia na Casa do Filó. “Agradecemos a todos pelo esforço, o trabalho a dedicação e o envolvimento que nos permitem realizar estas duas semanas de Dia do Vinho”.
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).
A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais – a taça oficial do Dia do Vinho e patrocínio máster de Verallia.
A Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) apoia o evento. O Dia do Vinho está nas redes sociais em facebook.com/diadovinho e instagram.com/diadovinho2016. Para conferir a programação completa acesse diadovinho.com.br.
DIA DO VINHO 2016 – DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
20/5
O que: abertura oficial, com Orquestra Jovem de Garibaldi e projeto Girando Arte (circo, teatro e danças folclóricas)
O que: espaço gastronômico com food trucks, slow food e wine bar Aviga (Associação de Vinicultores de Garibaldi)
Onde: Garibaldi
O que: Filó Italiano
Onde: Vila Flores
21/5
O que: meia maratona Caixa Wine Run
Onde: Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
26/5
O que: Romarias de Nossa Senhora de Caravaggio e Corpus Christi
Onde: Farroupilha e Flores da Cunha
28/5
O que: Blues Tour
Onde: Caxias do Sul
O que: Festival de Vinhos de Pinto Bandeira
Onde: Pinto Bandeira
O que: Feira do Vinho da Afavin (Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados)
Onde: Farroupilha
29/5
O que: Pedal da Longevidade
Onde: Veranópolis
2/6
O que: jantar harmonizado com vinhos e espumantes na Cave do Imperador
Onde: Antônio Prado
3/6
O que: Lançamento dos rótulos com Indicação Geográfica de Monte Belo do Sul
Onde: Monte Belo do Sul
O que: 2º Jantar da Estrada do Sabor Noite dos Aromas e Sabores
Onde: Garibaldi
O que: Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha
Onde: Bento Gonçalves
O que: Feira de Vinhos na Praça Dante Alighieri
Onde: Caxias do Sul
4/6
O que: Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha
Onde: Bento Gonçalves
O que: Filó Italiano, na Casa do Filó do Hotel Villa Michelon
Onde: Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
O que: Feira de Vinhos na Praça Dante Alighieri
Onde: Caxias do Sul
O que: Mostra do Vinho, Agroindústrias e Artesanato de Monte Belo do Sul
Onde: Monte Belo do Sul
O que: Feira do Vinho da Afavin (Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados)
Onde: Farroupilha
O que: Jantar Harmonizado às cegas no Restaurante do Vale
Onde: Antônio Prado
5/6
O que: Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha
Onde: Bento Gonçalves
O que: Feira de Vinhos na Praça Dante Alighieri
Onde: Caxias do Sul
O que: Mostra do Vinho, Agroindústrias e Artesanato de Monte Belo do Sul
Onde: Monte Belo do Sul
O que: Caminhada do Vinho com almoço na Adega Chesini
Onde: Farroupilha
O que: encerramento oficial, com Orquestra de Sopros de Veranópolis e espetáculo Girando Arte (circo, teatro e danças folclóricas)
O que: 2ª Feira de Vinhos da Rota dos Altos Montes e espaço gastronômico,com food trucks e comida de rua
Onde: Flores da Cunha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário