quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Vinho, um alimento probiótico - Categoria: o vinho e a saúde


Por Darci Dani
Agavi Associação Gaúcha De Vinicultores
54 3292-1184

 Probióticos são alimentos que introduzem microorganismos vivos benéficos no nosso organismo, ajudando os processos de digestão, quando consumidos em quantidades adequadas.
Um estudo, realizado pela Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha, analisou as bactérias presentes no vinho, e concluiu que elas podem ser benéficas à saúde.
Assim como o iogurte e os fermentados lácteos, o vinho também possui propriedades probióticas. Ou seja, vinho é uma bebida tão bacana, que até suas bactérias fazem bem...
Nesse estudo, os pesquisadores isolaram 11 tipos de bactérias presentes no vinho, e examinaram a capacidade delas de sobreviver em condições similares àquelas encontradas no nosso organismo.
A descoberta foi de que essas bactérias encontradas no vinho podem, sim, sobreviver ao ambiente hostil do nosso trato gastrointestinal, sendo capazes de atravessar a acidez do estômago e chegar vivas aos intestinos, mesmo em contato com o suco gástrico, com o suco pancreático, com o suco biliar...
Consumir probióticos é importante para manter a flora intestinal saudável, ou seja, para manter uma comunidade saudável de bactérias no intestino. Além disso, tem um efeito preventivo em relação ao câncer, e ajuda a manter o nível de colesterol em patamares adequados.
Os pesquisadores concluíram, também, que as propriedades probióticas das bactérias ácido-láctico isoladas do vinho são semelhantes às propriedades de probióticos que vêm de produtos lácteos, como iogurte e leites fermentados. E, em relação aos derivados do leite, uma vantagem logo de cara. É visivelmente crescente a intolerância de algumas pessoas à lactose. Outra vantagem evidente, para nós, enófilos: brindar com vinho é sem dúvida melhor, do que brindar com leite...
Mas muita calma nessa hora, ainda. A pesquisa foi realizada com bactérias isoladas. O consumo moderado do vinho, em si, pode não fornecer a quantidade suficiente de probióticos para o organismo. Isso porque alguns processos da vinificação, como a adição de sulfitos, acabam eliminando bactérias do vinho.
O estudo, de autoria de Dolores González de Llano, está para ser publicado, em breve, no International Journal of Food Microbiology.
E que venham mais pesquisas científicas sobre o vinho! Saúde!

http://www.tintosetantos.com/index.php/conhecendo/ovinhoeasaude/640-vinho-um-alimento-probiotico

Nenhum comentário: