terça-feira, 7 de outubro de 2014

Degustação de vinhos Luiz Argenta



A Vinícola Luiz Argenta fará uma degustação dos produtos da empresa no próximo dia 20 de outubro, a partir das 20h, para os confrades da Confraria do Bom Vin, no restaurante Berna, à avenida Otto Niemeyer, 1044, Bairro Tristeza, em Porto Alegre. O enólogo Edegar Scortegagna e o proprietário Deunir Luis Argenta estarão presentes. A Daiane Argenta, responsável pelo marketing da vinícola, também deve estar lá.
Serão degustados o espumante Extra Brut LA, o Sauvignon Blanc LA, o Chardonnay LA e o Shiraz LA, o Cabernet Franc LA, o Merlot Luia Argenta e o Licoroso de Moscato e, talvez, o Merlot Uvas Desidratadas.. O Sauvignon Blacn e o Shiraz são vinhos jovens. 
A Luiz Argenta é, sem dúvida, uma das vinícolas mais bonitas. Entre as modernas, é talvez a mais bela. A frase não é do dono da Luiz Argenta e sim do insuspeito jornalista e sommelier italiano Roberto Rabachino. “Quer saber, a Luiz Argenta tem a melhor sala de degustação do mundo. Bate as salas de degustações do Château d’Yquem, Château Petrus, Château Lafite Rothschild, Château Margaux, a vinícola de Angelo Gaja. Esta aqui é a mais bela do mundo”, completa ele.
Mas, como nem sempre beleza põe a mesa, só degustando os vinhos elaborados por Edegar Scortegagna poderemos aferir a qualidade dos vinhos da LA.Alguns, já provei e gostei, outros não provei e, outros, não sei se mudaram com as safras. O terroir é bom. É o mesmo em que meu amigo Luiz Mandelli fazia seus vinhos Granja União e pelos quais ganhou o titulo de “criador do vinho naciona”.
A Luiz Argenta, vinícola situada no coração de Flores da Cunha – cidade gaúcha que detém o título de maior produtora de vinhos do Brasil – encanta pela sua beleza plástica. Ancorada em um morro típico da região do Alto dos Montes, a vinícola foi esculpida pelas mãos habilidosas da arquiteta Vanja Hertcert. O resultado impressiona. Não só pela beleza, mas pela funcionalidade técnica. A rocha moldou a vinícola, espelhada no terreno, aproveitando a natureza irreproduzível em outro lugar.
Porém, muito além da beleza, há um projeto de vinhos bem planejado na Luiz Argenta. E, apesar de incipiente, de relativo sucesso, com prêmios conquistados. A filosofia estética materializada pela arquitetura da vinícola suscitou um conceito inovador para os vinhos e espumantes elaborados pela Luiz Argenta. A modernidade contaminou o ambiente de tal maneira que o caminho enológico trilhado é igualmente insólito. “Desde o começo, construímos esta vinícola pensando nos novos consumidores de vinhos, nos jovens”, afirma Deunir Argenta. Por isso a aposta na modernidade. Que se reflete no estilo dos vinhos, nas embalagens e nos rótulos.

É isto que estará a prova no próximo encontro da Confraria Bom Vin.

Nenhum comentário: