terça-feira, 7 de outubro de 2014

Revista Brasileira de Viticultura e Enologia já circula


A experiência de presenciar a maior degustação de uma safra do mundo fica ainda mais rica há pelo menos seis anos. Isso porque, durante a Avaliação Nacional de Vinhos, a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é apresentada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). No último dia 27 de setembro, a sexta edição da publicação circulou de mãos em mãos entre os mais de 850 admiradores do mundo do vinho presentes na ocasião. A edição mais recente conta com 90 páginas de conteúdo denso com uma metodologia científica presente nos dez artigos inéditos veiculados, que vêm para preencher uma lacuna existente na cadeia produtiva da uva e do vinho.  
O projeto foi iniciado ainda em 2009 e tem periodicidade anual. A publicação é fonte de pesquisa aos profissionais que trabalham no setor. O embasamento sólido permite que os leitores ampliem os conceitos, aperfeiçoem a prática e expandam seus conhecimentos através dos artigos divididos em quatro grandes seções: Viticultura, Enologia, Mercado e Legislação.  
Com tiragem de 2,5 mil exemplares, a publicação é distribuída aos participantes da Avaliação Nacional de Vinhos e aos demais associados da ABE. A associação também cumpre o papel de disseminar conhecimento com a distribuição em universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino. “O fascínio que reside no mundo do vinho não se resume apenas à sensibilidade, vivendo também no campo do conhecimento que se reconstrói a cada safra”, explica o presidente da ABE, o enólogo Luciano Vian. O conteúdo da revista também está disponível no site www.enologia.org.br, onde podem ser acessadas todas as edições anteriores. 
Como única revista técnica do setor, a cada ano sua abrangência aumenta, atraindo novos pesquisadores e áreas estudadas. Este ano, em sua sexta edição,  o trabalho contou com o envolvimento de 14 assessores científicos, que avaliaram os artigos sob a orientação do editor-chefe Dr. Alberto Miele. Além dele, fazem parte da comissão organizadora: Luciano Vian, Alberto Miele, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Dirceu Scottá, Juliano Perin e Leocir Bottega. O comitê editorial é composto por: Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.Os interessados deverão enviar os artigos formatados de acordo com as Normas de Publicação disponíveis no site da ABE – www.enologia.org.br para o e-mail revista@enologia.org.br.


Nenhum comentário: