quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Famiglia Valduga é premiada na XXII Avaliação Nacional de Vinhos


                                         Jones e João Valduga
                                         D/JN

Não tive a chance de falar com nenhum Valduga na 22ª Avalição Nacional de Vinhos Safra 2014, em Bento Gonçalves, no dia 27,  mas degustei com gosto o vinho base espumante Chardonnay apresentado pela Domno e o Merlot Casa Valduga, ambos entre os 16 vinhos mais representativos desta safra. Até dei uma boa nota para o Merlot (91), embora não tenha sido tão simpático com o Chardonnay (76).
O Grupo Famiglia Valduga teve duas amostras premiadas na Avaliação promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).  O vinho base de espumante Chardonnay da Domno  dá origem ao Blanc de Blancs. Além desses dois, a Famiglia comemorou que das 90 amostras consideradas as 30% mais representativas da safra, 11 pertencem às duas empresas do grupo, sendo cindo bases de espumante e seis de vinhos tintos.
O evento, que promove a maior degustação simultânea do mundo, cumpre um papel de análise da produção nacional, integrando 120 enólogos que degustam e avaliam as amostras seguindo normas internacionais. O resultado é um grande espetáculo que reúne público e comentaristas para, juntos, celebrar a qualidade do vinho brasileiro.  Na minha opinião, como já escrevi em Blog anterior, as notas dos 120 enólogos, que não passaram de 88 e 89, indicam que a afra deste ano não será excepcional. Também achei os índices de álcool das amostras muito baixos.

Ao todo, foram inscritas 290 amostras de 58 vinícolas nacionais. Um público de 850 apreciadores de 11 estados brasileiros e 10 países estiveram na degustação para conhecer a qualidade da safra 2014. A 22ª edição contou com 15 convidados de sete países que integraram o painel de comentaristas, entre eles grandes nomes do mundo do vinho, como os presidentes da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), a argentina Claudia Quini, e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o francês Sergei Dubois. 

Nenhum comentário: