quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Uma taça de vinho equivale a 30 minutos de atividade física e também combate a osteoporose


 Guilherme Cury

É isso mesmo, segundo uma pesquisa da Universidade de Alberta, no Canadá, a clássica taça de vinho que acompanha o jantar de muitas pessoas pode ser equivalente a cerca de 30 minutos de atividade física.
Com isso, são minimizados os efeitos do sedentarismo, ajudando a evitar que os músculos envelheçam. Além disso, aumenta a densidade dos ossos e melhora a circulação do sangue. O responsável por isso é o resveratrol, componente do vinho que também traz vários outros benefícios já conhecidos, como ajudar na prevenção do mal de Alzheimer.
Mas, claro, essa substância não substitui os exercícios físicos; ela apenas auxilia no processo. Um estilo de vida saudável combinado com o consumo adequado de vinho é perfeito para a sua saúde.”
Dani, manda, também, um artigo da revista Adega, sobre a possibilidade do vinho prevenir osteoporose, pois um composto encontrado no vinho tinto pode prevenir ossos frágeis,  segundo estudo recente: “De acordo com um grupo de cientistas dinamarqueses, o resveratrol, composto orgânico encontrado na pele das uvas vermelhas, pode ser usado para o tratamento da osteoporose, doença que fragiliza os ossos do corpo humano. O estudo, publicado no Diário de Endocrinologia Clínica e Metabolismo da Sociedade de Endocrinologia, teve como foco homens com transtorno metabólico e que apresentavam fatores de risco como a obesidade e baixo grau de inflamação, responsáveis por enfraquecer a composição óssea.
Foram analisados 66 homens no estudo, que receberam diferentes doses do resveratrol. Segundo Marie Juul Ørnstrup, uma das envolvidas no projeto, os resultados se mostraram muito positivos. Em entrevista ela disse: “Em apenas quatro meses de doses altas do resveratrol notamos uma melhora na densidade mineral dos ossos da coluna e de outros pontos do corpo humano”.

Esse é o primeiro estudo feito acerca do potencial do resveratrol no tratamento da osteoporose. Contudo, não é o único benefício já verificado em pesquisas. Foram encontrados no composto indícios de que ele pode contribuir para a prevenção da acne, do Alzheimer, da diabetes e de outros transtornos do organismo. O resveratrol pode ser encontrado nas uvas vermelhas, nas nozes e similares.

Nenhum comentário: