terça-feira, 7 de outubro de 2014

TED Global terá o sabor dos vinhos Lidio Carraro



                                          Patrícia Carraro
                                          Arquivo JN

Cinco rótulos da vinícola boutique do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves,  serão servidos em todos os eventos do TED que começou dia 5 de outubro e irá até 10,  no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Quem está no maior evento de criação do mundo, a conferência TED Global,  poderá saborear alguns dos melhores rótulos Premium e Top Premium elaborados pela premiada vinícola boutique Lidio Carraro em todos os eventos da conferência. Essa é a primeira vez que o TED é realizado no hemisfério Sul e é uma ótima oportunidade para quem quer aliar a discussão inovadora dos temas apresentados no evento ao sabor único dos vinhos da família Lidio Carraro. Reconhecida pelo seu conceito inovador, os vinhos da Lidio Carraro são elaborados a partir do conceito Purista, com baixa produtividade, colheita manual, sem intervenção de correções enológicas e sem o uso tradicional da madeira.
Em plena sintonia com o maior evento de celebração à efervescência da inovação e criatividade, a escolha da vinícola Boutique pelo TED, uma organização não-governamental de âmbito internacional, para ser atração gastronômica do evento foi feita com base em todos os méritos já conquistados pela Lidio Carraro quando foi escolhida pela FIFA para ser a criadora do Vinho Oficial da Copa do Mundo, além de ter seu vinho eleito, em 2007, como o oficial dos jogos olímpicos Pan-Americanos Rio 2007 e, em 2010, subido ao pódium com o Lidio Carraro Dádivas Espumante Brut nas comemorações dos 30 anos da Stok Car, maior evento automobilístico do Brasil. Serão 70 painelistas de diversas partes do mundo, entre os destaques, estão o diretor de cinema José Padilha (Tropa de Elite), o artista plástico Vik Muniz, o cientista especializado em interfaces cerebrais Miguel Nicolelis e o cacique de tribo amazônica Tashka Yawanaw.
O encontro histórico irá servir no Horst Dinner, no dia 5 de outubro, o Lidio Carraro Dádivas Chardonnay, uma das jóias da sua coleção, e os vinhos Dádivas Tempranillo e Merlot/ Cabernet Sauvignon. Já para o dia 6, no Welcome Party, a vinícola boutique levará o Lidio Carraro Faces Branco e os Lidio Carraro Dádivas Chardonnay e Tempranillo. Para o dia 7, no Opening Party, serão oferecidos o Lidio Carraro Faces Branco e Tinto, os exemplares que surpreenderam o país e o exterior durante os jogos da Copa do Mundo, e os Lidio Carraro Dádivas Chardonnay e Merlot/ Cabernet Sauvignon. No dia 9, na Festa, será servido o vinho Faces Branco. Para encerrar, no Tchau, o público poderá apreciar a linha Faces, com os vinhos Branco e Tinto.
O TED (Technology, Entertainment and Design) é uma organização não governamental dos Estados Unidos que realiza conferências de até 18 minutos, as TEDTALKS, com o objetivo de disseminar ideias que fazem a diferença para o mundo e para a sociedade.  Entre os palestrantes, estão nomes como Bill Clinton, Al Gore e Bill Gates, além de diversos ganhadores do Prêmio Nobel. As palestras podem ser assistidas pelo site Ted.com gratuitamente. Atualmente, suas ações incluem dois grandes eventos: o TED Conference e o TED Global, além do premiado site TED Talks (www.ted.com), do projeto Open Translation Project (traduções para diversas línguas), do Prêmio TED, dos programas TED Fellowse dos TEDx (versões locais do evento).
Desde a primeira safra, em 2002, no Vale dos Vinhedos (RS), a  quinta geração da família Lidio Carraro está concentrada em produzir vinhos de alta qualidade, dentro do seu premiado Conceito Purista, conhecido nos 20 países para onde exporta - 16 deles no Velho Mundo -,  pela mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem.  A Lidio Carraro é pioneira no país na implantação de uma gestão vitícola e enológica integrada e sustentável, que se inicia com um meticuloso estudo de clones, mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. A atenção em cada detalhe do processo de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.
Em 2007, cinco dos seus rótulos foram escolhidos como vinho oficial dos jogos Pan-Americanos e em 2010, mais uma vez, foi a escolhida para representar o vinho brasileiro no 30º aniversário da Stock Car.  Durante todo o ano de comemorações as taças para brindar no podium foram servidas com espumantes da marca. E em 2013, foi a escolhida pela FIFA para representar o setor de vinhos no evento esportivo de maior visibilidade no mundo.
Somente nos dois últimos anos, o site da Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo, concedeu à Lidio Carraro a maior pontuação já dada a um vinho brasileiro, 18 (93 pontos) e, em 2012, o prestigiado site norte-americano Snooth elegeu o Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 como o Vinho do Ano com 94 pontos.
A participação nestas competições de expressão mundial aumenta o reconhecimento internacional da vinicultura brasileira. O especialista Nicolas Bourcier, do francês Le Monde, destacou o Faces como “um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do Brasil”. O processo de produção purista desenvolvido pela 5ª geração da família Carraro também encantou os críticos alemães, Cornelius Lange e Fabian Lange, em visita ao Brasil. Eles ficaram tão impressionados com a qualidade do produto, que elegeram a Lidio Carraro como a melhor vinícola do ano de 2013 em coluna do jornal alemão Die Zeit, escolhido como o melhor semanário europeu no último ano pela Associação Alemã Editorial Design.

Na edição de outubro de 2013 da inglesa Decanter Magazine, a Lidio Carraro foi apontada como a vinícola favorita do Brasil pelo renomado especialista Steven Spurrier, imortalizado por Alan Rickman no filme O Julgamento de Paris, editor da revista e coordenador do júri do Decanter World Wine Awards. “Não consigo esconder que esta vinícola, a qual está na quinta geração de tradição vinícola, é minha favorita. Ela busca preservar a autenticidade das variedades, de seus terroirs e nunca usa o carvalho, onde a prioridade é um vinho que tenha a marca do solo e não do material em que envelheceu”.  Na seleção de Spurrier dos 6 Vinhos Tops do Brasil, dois deles são da Lidio Carraro.

Nenhum comentário: