quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Gastronomia e turismo com Philippe Remondeau e Maria Amélia Duarte Flores




No dia 29 de setembro, o Mapa Mundi Talk Show, conduzido por Henrique Raizler e patrocínio master da Mercatur Operadora recebeu o chef Philippe Remondeau e a enóloga Maria Amélia Duarte Flores, na Livraria Cultura, para debater gastronomia e  turismo. O número de viajantes que arrumam as malas com destino a um dos milhares de festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo mundo é cada vez maior. A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha aumenta ainda mais o apelo turístico de alguns destinos. A gastronomia brasileira, por exemplo, é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com um estudo do Ministério do Turismo. Com esses números e sua variada culinária, o Brasil demonstra toda a sua potencialidade para o turismo gastronômico, visando os turistas nacionais e internacionais.
Esses investimentos e contratações estão relacionados diretamente à oferta de bons produtos e serviços que garantam a satisfação e fidelização dos clientes. Em cada região, o turismo é desenvolvido de uma maneira. Na Serra Gaúcha está uma das regiões mais estruturadas para este tipo de passeio. Lá estão grandes vinícolas e a única escola no Brasil que forma técnicos em enologia. Em algumas, existem rotas já criadas com esta finalidade, como a Estrada do Sabor, na cidade de Garibaldi. (degustação de produtos das fazendas de colonos). Em outras, as operadoras organizam passeios, viagens customizadas, que podem ter o acompanhamento de um chef. 
As pessoas buscam novos conhecimentos, querem experimentar novos sabores, vivenciar outras culturas, e o que não falta são variações e novidades e o turismo possibilita essas descobertas, por isso a gastronomia tem tudo a ver com o turismo. O Mapa Mundi realizou uma verdadeira viagem sensorial na companhia do chef frânces, Philippe Remondeau e da enóloga Maria Amélia Duarte Flores.
Maria Amélia Duarte Flores, quem é leitor deste Blog já sabe,  é formada pelos Cursos Técnico e Superior em Enologia, é também especialista em Comunicação e Marketing Turístico pela PUC RS. Tem ampla experiência internacional, desde estágios realizados na Argentina e visitas/degustações nas principais regiões de vinho no mundo, totalizando mais de 400 vinícolas visitadas, na Europa, América e África. Hoje realiza viagens enogastronômicas para leigos e apreciadores de vinhos a todos estes países. É Consultora de marketing e resgate da história da Vinícola Peterlongo, Garibaldi, Professora do curso de Gestão em Enoturismo, na cidade de Garibaldi/RS, Coordenadora do Núcleo Cultural do Vinho - Fundação Ecarta de Porto Alegre, consultora da rede Walmart / bandeiras Nacional e Mercadorama, para textos de encartes e harmonizações, responsável pelo projeto e seleção dos vinhos da marca "Villa Matarazzo", de Jayme Monjardim. Através da Vinho e Arte, promove jantares e palestras nos principais restaurantes de Porto Alegre.
Meu amigo hilippe Remondeau, nasceu em Bagnols-sur-Cèze, região francesa de Avignon, e deu os primeiros passos na arte da cozinha no hotel Le Vieux Castillon, onde trabalhou e estudou por dois anos. Depois de uma temporada em Londres, veio ao Brasil. Seu primeiro trabalho aqui foi no tradicional La Tambouille (SP), sob o comando do italiano Giancarlo Bolla. Desde 2000, é proprietário e chef do restaurante Chez Philippe, em Porto Alegre. Foi eleito quatro vezes pela revista Veja Porto Alegre como o melhor chef e melhor restaurante francês da cidade; também foi eleito pela revista Veja Nacional como um dos dez melhores restaurantes do Brasil, além de um dos melhores chefes de cozinha do Brasil.

Com estes dois juntos, o programa do Henrique Raizler só poderia se trasnformar numa beleza pura. Valeu.

Nenhum comentário: