domingo, 26 de outubro de 2014

Jantar harmonizado da Salton homenageou a culinária alemã



                                                Filé ao molho de mostarda alemã
                                                Salton/D/JN
A Salton promoveu, no dia 18 de outubro, o penúltimo jantar harmonizado do circuito “Copa dos Sabores”, que faz homenagem à culinária dos países vencedores dos Mundiais de futebol. Nesta edição, a sommelière Mônica Coletti e a chef Idana Spassini prepararam um cardápio recheado de ingredientes típicos da Alemanha. A noite germânica aconteceu na unidade da vinícola em Tuiuty, Bento Gonçalves.
O espumante Brasil Intenso By Salton foi servido no couvert junto de pães alemães com salsicharia. Na entrada, batata assada com recheio agridoce, bacon e frutas secas, harmonizado com Salton Volpi Pinot Noir. O primeiro prato foi acompanhado pelo Salton Paradoxo Gewürztraminer e o spätzle, uma massa típica, com presunto e sálvia. Na sequência, filé ao molho de mostarda alemã com purê de maçãs e manjericão e o tinto Salton Talento. Para encerrar a noite de delícias, o mais famoso dos doces alemães: strudel de maçã com chantilly de canela na companhia do Salton Intenso Licoroso.
Filé ao molho de mostarda Alemã e purê de maçã com manjericão
Chef Idana M.Spassini
Ingredientes (quatro porções)
Para o filé:
1,5kg de filé mignon limpo e cortado em escalopes
Sal e pimenta moída
Óleo para grelhar os filés
Preparo:
Grelhar os escalopes temperados em uma frigideira quente com pouco óleo.Reservar.
Para o molho:
1 vidro de mostarda alemã (250g)
50g de bacon cortado em cubinhos
500ml de cerveja tipo Weiss
Sal se necessário
Pimenta moída na hora
Preparo:
Em uma panela,coloque a cerveja e deixe reduzir pela metade em fogo baixo.Reserve aquecido.
Na mesma panela,bem quente,coloque o bacon picado e deixe até dourar e ficar crocante,sempre mexendo.Junte a cerveja reduzida ao bacon e em seguida a mostarda.Misture bem.
Verifique o sal e a pimenta.
Reserve aquecido.
Para o purê de maçãs:
4 maçãs verdes ácidas (cerca de 1kg)
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta moída
1 xícara de folhas de manjericão limpas
Preparo:
Lavar e descascar as maçãs. Retirar as sementes. Deixar na água com um pouco de suco de limão siciliano. Cortar as maçãs em cubos pequenos (1 cm) e refogar numa pequena panela funda aquecida com a manteiga. Tampar a panela e deixar ferver lentamente. Mexendo frequentemente para que não grude no fundo da panela. Quando a maçã estiver bem macia. Verificar o sabor e juntar as folhas de manjericão rasgadas. Misturar bem e desligar o fogo. Para a montagem do prato, siga sua intuição ou sirva separadamente, a carne com o molho e o purê. Ou faça conforme o prato montado na foto.
Sobre a Vinícola Salton

Centenária e familiar, a Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes, frisantes e sucos no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes neste ano. 

Nenhum comentário: