sábado, 7 de dezembro de 2013

Vinícola Lidio Carraro serviu o vinho licenciado oficial da Copa do Mundo e Sauípe



Mônica Rossetti, enóloga da Lidio Carraro
Foto James Rodrigues/D/JN

A gaúcha Lidio Carraro, vinícola boutique do Vale dos Vinhedos (RS), serviu o  vinho licenciado oficial da Copa do Mundo, o Facxes, sexta-feira, dia 6 de dezembro, no sorteio dos grupos,  em Sauípe, na Bahia.  A vinícola criou o vinho Faces bem dentro do conceito de diversidade e alegria que deu o tom da grande cerimônia apresentada pela atriz gaúcha Fernanda Lima  e assistida por cerca de  500 milhões de pessoas de 193 países. “A começar pelo nome, queríamos simbolizar as muitas faces do nosso povo - o seu território, a sua cultura e a sua gente - e também facilitar a comunicação com o mercado e consumidores de outros países”, diz Patrícia Carraro.
A surpreendente combinação de 11 uvas do rótulo tinto– em homenagem a um time de futebol -  e a união das três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho - Moscato, Chardonnay e Riesling itálico,do branco - , no branco “deu origem a um vinho original, vibrante, jovem, equilibrado, que reflete a cor, os aromas e os sabores do Brasil. Queríamos trazer para este grande momento em que somos anfitriões um projeto criado especialmente para a Copa do Mundo que transmitisse  o conceito de um time de uvas em perfeita harmonia, provenientes de diferentes terroirs, justamente para valorizar a diversidade e a identidade do nosso País, palco desta grande celebração”, complementa Patricia.
Após quatro meses de lançamento na Copa das Confederações, o Faces já ganhou  a simpatia de torcedores de dentro e fora do Brasil.  Já está sendo saboreado em países como a Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá e Japão,  e até o final de dezembro será também apreciado na Finlândia, um total de 21 mil caixas exportadas. No mercado nacional estão nos melhores restaurantes e lojas especializadas e avança em negociações com redes de supermercados e de distribuidores de todo o país, entre eles a Opção Distribuidora, de Fortaleza, Supermercados Nordestão, de Natal, Vinoteca Adega de Comer, da Bahia,  Attaxamax, de Pernambuco, B&A,  da Paraíba, Zaffari e Angeloni, do Sul do País entre outros.  
Outra sacada da vinícola foi desenvolver um elegante kit como dica de presente para as festas de final de ano. Um estojo com a marca da Fifa Word Cup 2014, edição limitada, oferece opções para uma ou duas garrafas. A atratividade está no projeto enológico que traz para o consumidor a proposta de um vinho jovem, frutado, agradável e que nas palavras do jornal francês Le Monde é “um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do Brasil”. As vinhos vêm nas versões branco e tinto e o valor por garrafa é de R$ 39,80.
O Faces foi desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti.  Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de experiência algumas de suas criações Premium e TOP Premium já conquistaram  muitos títulos internacionais e alcançaram posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro  foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser a vinícola  oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico do Brasil.

A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.

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