Mônica
Rossetti, enóloga da Lidio Carraro
Foto
James Rodrigues/D/JN
A gaúcha Lidio
Carraro, vinícola boutique do Vale dos Vinhedos (RS), serviu o vinho
licenciado oficial da Copa do Mundo, o Facxes, sexta-feira, dia 6 de dezembro, no
sorteio dos grupos, em Sauípe, na Bahia.
A vinícola criou o
vinho Faces bem dentro do conceito de diversidade e alegria que deu o tom da
grande cerimônia apresentada pela atriz gaúcha Fernanda Lima e assistida
por cerca de 500 milhões de pessoas de 193 países. “A começar pelo nome,
queríamos simbolizar as muitas faces do nosso povo - o seu território, a
sua cultura e a sua gente - e também facilitar a comunicação com o mercado e
consumidores de outros países”, diz Patrícia Carraro.
A surpreendente
combinação de 11 uvas do rótulo tinto– em homenagem a um time de futebol -
e a união das três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho - Moscato,
Chardonnay e Riesling itálico,do branco - , no branco “deu origem a um vinho
original, vibrante, jovem, equilibrado, que reflete a cor, os aromas e os
sabores do Brasil. Queríamos trazer para este grande momento em que somos
anfitriões um projeto criado especialmente para a Copa do Mundo que
transmitisse o conceito de um time de uvas em perfeita
harmonia, provenientes de diferentes terroirs, justamente para valorizar a
diversidade e a identidade do nosso País, palco desta grande celebração”,
complementa Patricia.
Após quatro
meses de lançamento na Copa das Confederações, o Faces já ganhou a
simpatia de torcedores de dentro e fora do Brasil. Já está sendo
saboreado em países como a Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá e Japão,
e até o final de dezembro será também apreciado na Finlândia, um total de
21 mil caixas exportadas. No mercado nacional estão nos melhores restaurantes e
lojas especializadas e avança em negociações com redes de supermercados e de
distribuidores de todo o país, entre eles a Opção Distribuidora, de Fortaleza,
Supermercados Nordestão, de Natal, Vinoteca Adega de Comer, da Bahia,
Attaxamax, de Pernambuco, B&A, da Paraíba, Zaffari e Angeloni, do Sul do País entre outros.
Outra sacada da
vinícola foi desenvolver um elegante kit como dica de presente para as festas
de final de ano. Um estojo com a marca da Fifa Word Cup 2014, edição limitada,
oferece opções para uma ou duas garrafas. A atratividade está no projeto
enológico que traz para o consumidor a proposta de um vinho jovem, frutado,
agradável e que nas palavras do jornal francês Le Monde é “um vinho de ourives,
sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do
Brasil”. As vinhos vêm nas versões branco e tinto e o valor por garrafa é de R$
39,80.
O Faces foi
desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com
apenas 30 anos e 13 de experiência algumas de suas criações Premium e TOP
Premium já conquistaram muitos títulos internacionais e alcançaram
posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro
foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país
no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a
expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser
a vinícola oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para
criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento
automobilístico do Brasil.
A vivência da
enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro
desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em
renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas
das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige,
Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França,
Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
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