O Fundovitis,
cuja utilização dos recursos está no fulcro da polêmica que existe no setor vitivinicola,
disporá de menos dinheiro, cerca de R$ 20 milhões, em 2014. De acordo com
informação do Ibravin, o montante encaminhado para apoiar ações promocionais e
projetos estruturantes do setor vitivinícola serão 12% menores que o aplicado
este ano, em função da redução na safra de uva. Um total de R$ 20 milhões deve
ser captado pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) para
investimento em projetos do setor em 2014. O montante é 12% menor do que o
observado este ano. Isso, porque a safra foi menor em 2013 e os recursos têm
origem na taxa paga pelas vinícolas de acordo com o volume de uva colhida e
processada. Gerido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do
Rio Grande do Sul (Seapa/RS), metade do valor arrecadado pelo Fundovitis é
encaminhado ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), para o financiamento do
funcionamento e das ações realizadas pela entidade.
Para o diretor
executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani, a diminuição no orçamento da entidade
no próximo ano não deve refletir em desaceleração nas ações de promoção.
“Optamos por potencializar e otimizar as iniciativas que mais geraram retorno e
rever outras que não surtiram o efeito esperado”
explicou.
Paviani destacou
que o alinhamento do planejamento para 2014 foi traçado junto ao Comitê de
Mercado, com a participação das vinícolas, e submetido à aprovação pelo
Conselho Deliberativo do Ibravin, formado por entidades representativas de
todos os elos da cadeia produtiva. “Podemos adiantar que será intensificado o
trabalho junto aos pontos de venda e os investimentos na profissionalização,
com parceria com escolas de sommeliers e de outros profissionais que atuam no
setor”, resumiu. Iniciativas voltadas para relacionamento com os canais de
venda foram reformatadas. Entre elas, está a mudança no formato do Circuito
Brasileiro de Degustação, que passará a ser exclusivamente voltado ao trade.
Paviani
argumenta que a manutenção das atividades é possível devido às parcerias que o
Ibravin mantém com as próprias vinícolas, com a Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e com outros órgãos governamentais
através de convênios.
Para o
secretário Mainardi, o aumento no repasse ao Fundovitis, de 25% para 50%,
determinado pelo governador Tarso Genro, contribuiu para qualificar o trabalho
de divulgação do setor. O secretário mencionou a parceria público-privada entre
o Estado e o Ibravin como modelo de gestão do setor para outras áreas e cadeias
produtivas. “Na prática, podemos afirmar que toda a contribuição das vinícolas
ao fundo é revertida para projetos que beneficiam o próprio setor. Buscamos, a
partir de diálogos permanentes e construtivos com as cadeias produtivas,
estabelecer o norte das ações que empreendemos”, afirma o secretário de
Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do estado do RS, Luiz Fernando
Mainardi.
Projetos incluem
formação e
promoção
No último dia 18, o Conselho Deliberativo do Fundovitis aprovou o aporte de mais de R$ 2 milhões em projetos que beneficiam o setor em todo o estado do Rio Grande do Sul a serem aplicados ainda em 2013. A reunião ocorreu no último dia 18, com a participação do titular da Seapa/RS, Luiz Fernando Mainardi, e do diretor executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani.
No último dia 18, o Conselho Deliberativo do Fundovitis aprovou o aporte de mais de R$ 2 milhões em projetos que beneficiam o setor em todo o estado do Rio Grande do Sul a serem aplicados ainda em 2013. A reunião ocorreu no último dia 18, com a participação do titular da Seapa/RS, Luiz Fernando Mainardi, e do diretor executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani.
Entre os
projetos que receberão aporte direto de recursos está a Escola da Família
Agrícola de Passo Fundo, que receberá R$ 276 mil para subsidiar 30 alunos. O
conselho do Fundovitis também aprovou o repasse de R$ 450 mil para a
implantação de seis hectares de vinhedos numa área da Universidade Federal do
Pampa (Unipampa), no campus de Dom Pedrito, região da Campanha. Outro investimento
que tem como objetivo beneficiar o setor vitivinícola foi o repasse de R$ 1
milhão na campanha publicitária “Beba com Descontração”, para incentivar o
consumo de vinho gaúcho. Coordenada pelo Ibravin, está sendo veiculada no
estado do RS desde a última segunda-feira (25) até o próximo dia 11 em veículos
de televisão, rádio e
internet.
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