Ibravin – Troféu Saca Rolha
D/JN
Tenho publicado isoladamente as empresas premiadas pelo
Ibravin por seu desempenho em 2013, conforme cada uma me informa. Para destacar
todas e evitar que alguma premiada não seja citada, consegui com o instituto a
relação completa das premiadas. Assim, ninguém poderá se queixar que a deixei
de fora.
Empresas e profissionais foram escolhidos através de
votação pelas próprias vinícolas, e uma retrospectiva com 13 fatos que marcaram
o período foi apresentada pelo staff do instituto
Mais do que celebrar um ano de muito trabalho e
conquistas ao setor vitivinícola brasileiro, a noite de 10 de dezembro
sacramentou o reconhecimento das próprias vinícolas aos profissionais e
empresas que se destacaram em 2013 com a entrega do troféu Saca Rolhas pelo
Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A premiação Melhores do Ano 2013,
organizada pelas equipes que trabalham nos projetos de promoção da entidade,
ocorreu no Buteco 63, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Com muito vinho.
No mercado interno, as vinícolas que participaram das
ações do projeto Vinhos do Brasil escolheram a gerente de marketing da Vinícola
Aurora, Lourdes Conci da Silva, como Profissional Destaque. A Lidio Carraro
Vinícola Boutique foi eleita entre as vinícolas de pequeno porte e a Perini foi
a vencedora entre as empresas de grande porte. A Dal Pizzol Vinhos Finos, além
de ter sido a mais votada entre as vinícolas de médio porte, foi eleita a
empresa destaque do Projeto Imagem. O conselheiro que mais participou de
reuniões do Conselho Deliberativo foi Denis Debiasi, representando a Comissão
Interestadual da Uva.
Pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) para promoção dos vinhos brasileiros no Exterior, pelo quinto ano
consecutivo a Miolo foi a vencedora na categoria maior valor exportado. A
supervisora de Exportações da Vinícola Aurora, Rosana Pasini, pelo segundo ano
consecutivo foi agraciada com o troféu Profissional Destaque.
A Cooperativa Agrícola São Joaquin (Sanjo) foi a mais
votada entre as empresas do Projeto Primeira Exportação (PPE). O maior
crescimento em exportação em 2013 foi alcançado pela Lidio Carraro Vinícola
Boutique, com um desempenho acima de 110% (dados até o terceiro trimestre). A
Casa Valduga também recebeu distinção especial por ter sido a vinícola que mais
participou das ações do projeto de promoção internacional dos vinhos
brasileiros.
A Casa Madeira recebeu o prêmio como a participante mais
assídua das ações do Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.
A programação do evento este ano trouxe uma novidade, com
uma compilação dos 13 fatos e conquistas mais relevantes de 2013. O aumento do
percentual de repasse do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis),
de 25% para 50% ao Ibravin e o acordo de cooperação com entidades
supermercadistas e de distribuidores para aumentar o espaço do vinho brasileiro
no mercado encabeçam a lista na área institucional. A retrospectiva também
citou o ótimo desempenho dos vinhos brasileiros no Challenge do Wine In, evento
que colocou à prova os produtos quanto à qualidade e competitividade.
Entre os fatos importantes relacionados à expansão
internacional foram elencados a abertura do primeiro escritório no exterior, em
Miami, nos Estados Unidos e a vinda do responsável pelo Julgamento de Paris,
Steven Spurrier, para conhecer os vinhos e as empresas da Serra Gaúcha.
Durante o evento de premiação, a diretora de Promoção do
Ibravin, Andreia Gentilini Milan fechou a retrospectiva do ano apresentando a
informação de que, em 2013, foram realizados 370 ações no mercado interno e
externo. “Este volume representa 49% a mais em relação a 2012, e significa mais
de uma ação por dia do ano”, ressaltou. O diretor executivo da entidade, Carlos
Paviani complementou: “Este resultado é fruto do esforço, dedicação e empenho
das vinícolas que participaram dos projetos e da equipe interna do Ibravin.
Quem ganha com isso são as empresas, o consumidor e o vinho brasileiro”.
CONFIRA OS DESTAQUES DE 2013
Vinhos do Brasil
- Destaque do Projeto Imagem: Dal Pizzol Vinhos
Finos
- Destaque Empresa de Pequeno Porte: Lidio Carraro Vinícola Boutique
- Destaque Empresa de Médio Porte: Dal Pizzol Vinhos Finos
- Destaque Empresa de Grande Porte: Vinícola Perini
- Profissional destaque: Lourdes Conci da Silva (gerente de marketing da Vinícola Aurora)
- Maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin: Denis Debiasi, representante da Comissão Interestadual da Uva
- Destaque Empresa de Pequeno Porte: Lidio Carraro Vinícola Boutique
- Destaque Empresa de Médio Porte: Dal Pizzol Vinhos Finos
- Destaque Empresa de Grande Porte: Vinícola Perini
- Profissional destaque: Lourdes Conci da Silva (gerente de marketing da Vinícola Aurora)
- Maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin: Denis Debiasi, representante da Comissão Interestadual da Uva
Wines of Brasil
- Maior valor exportado: Miolo Wine
Group
- Maior crescimento em exportação: Lidio Carraro Vinícola Boutique
- Maior participação em ações do projeto: Casa Valduga
- Destaque Projeto Primeira Exportação (PPE): Sanjo Produtos de Origem
- Profissional Destaque: Rosana Pasini (supervisora de Exportações da Vinícola Aurora)
- Maior crescimento em exportação: Lidio Carraro Vinícola Boutique
- Maior participação em ações do projeto: Casa Valduga
- Destaque Projeto Primeira Exportação (PPE): Sanjo Produtos de Origem
- Profissional Destaque: Rosana Pasini (supervisora de Exportações da Vinícola Aurora)
Suco de uva 100%
- Maior participação em ações do projeto: Casa Madeira
Os 13 fatos mais relevantes de 2013
1. Aumento do repasse de 25% para
50% do Fundovitis para financiamento das ações do Ibravin
2. Acordo de cooperação com
entidades supermercadistas, distribuidores e importadores
3. Conquista do Prêmio do
Agronegócio da Federasul com o case Vinhos do Brasil
4. Apresentação do vinho em
caixinha, dentro de um pacote de ações promocionais no apoio ao Carnaval da
Vai-Vai, em São Paulo
5. Geração de R$ 25 milhões em
mídia espontânea
6. Desempenho destacado no
Challenge do Wine In
7. Contratação de um Brand
Ambassador, com a abertura do primeiro escritório no exterior, em Miami (EUA)
8. Missão técnica com a
participação de 14 empresas para conhecer a produção de suco de uva nos Estados
Unidos
9. A Promoção Passaporte
Brasil, na rede americana de supermercados de alto padrão Central Market, que
resultou na maior exposição dos vinhos Brasileiros no Exterior
10. Lançamento do Programa de Acesso ao Mercado
Interno (Pami), voltado para apoiar e capacitar as pequenas empresas
11. Visita do crítico inglês de vinhos Steven
Spurrier – e de outros 53 visitantes internacionais e 130 sommeliers
brasileiros – para conhecer a Serra Gaúcha
12. Multiplicação em 10 vezes da base de usuários
conectados aos canais Vinhos do Brasil nas redes sociais
13. Realização de 370 ações de promoção no mercado
interno e externo, 49% a mais em relação a 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário