domingo, 22 de dezembro de 2013

Projetos de promoção do Ibravin premiam destaques do ano com troféu Saca-Rolhas





Ibravin – Troféu Saca Rolha
D/JN

Tenho publicado isoladamente as empresas premiadas pelo Ibravin por seu desempenho em 2013, conforme cada uma me informa. Para destacar todas e evitar que alguma premiada não seja citada, consegui com o instituto a relação completa das premiadas. Assim, ninguém poderá se queixar que a deixei de fora.
Empresas e profissionais foram escolhidos através de votação pelas próprias vinícolas, e uma retrospectiva com 13 fatos que marcaram o período foi apresentada pelo staff do instituto
Mais do que celebrar um ano de muito trabalho e conquistas ao setor vitivinícola brasileiro, a noite de 10 de dezembro sacramentou o reconhecimento das próprias vinícolas aos profissionais e empresas que se destacaram em 2013 com a entrega do troféu Saca Rolhas pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A premiação Melhores do Ano 2013, organizada pelas equipes que trabalham nos projetos de promoção da entidade, ocorreu no Buteco 63, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Com muito vinho.
No mercado interno, as vinícolas que participaram das ações do projeto Vinhos do Brasil escolheram a gerente de marketing da Vinícola Aurora, Lourdes Conci da Silva, como Profissional Destaque. A Lidio Carraro Vinícola Boutique foi eleita entre as vinícolas de pequeno porte e a Perini foi a vencedora entre as empresas de grande porte. A Dal Pizzol Vinhos Finos, além de ter sido a mais votada entre as vinícolas de médio porte, foi eleita a empresa destaque do Projeto Imagem. O conselheiro que mais participou de reuniões do Conselho Deliberativo foi Denis Debiasi, representando a Comissão Interestadual da Uva.
Pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção dos vinhos brasileiros no Exterior, pelo quinto ano consecutivo a Miolo foi a vencedora na categoria maior valor exportado. A supervisora de Exportações da Vinícola Aurora, Rosana Pasini, pelo segundo ano consecutivo foi agraciada com o troféu Profissional Destaque.
A Cooperativa Agrícola São Joaquin (Sanjo) foi a mais votada entre as empresas do Projeto Primeira Exportação (PPE).  O maior crescimento em exportação em 2013 foi alcançado pela Lidio Carraro Vinícola Boutique, com um desempenho acima de 110% (dados até o terceiro trimestre). A Casa Valduga também recebeu distinção especial por ter sido a vinícola que mais participou das ações do projeto de promoção internacional dos vinhos brasileiros.
A Casa Madeira recebeu o prêmio como a participante mais assídua das ações do Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.
A programação do evento este ano trouxe uma novidade, com uma compilação dos 13 fatos e conquistas mais relevantes de 2013. O aumento do percentual de repasse do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), de 25% para 50% ao Ibravin e o acordo de cooperação com entidades supermercadistas e de distribuidores para aumentar o espaço do vinho brasileiro no mercado encabeçam a lista na área institucional. A retrospectiva também citou o ótimo desempenho dos vinhos brasileiros no Challenge do Wine In, evento que colocou à prova os produtos quanto à qualidade e competitividade.
Entre os fatos importantes relacionados à expansão internacional foram elencados a abertura do primeiro escritório no exterior, em Miami, nos Estados Unidos e a vinda do responsável pelo Julgamento de Paris, Steven Spurrier, para conhecer os vinhos e as empresas da Serra Gaúcha.
Durante o evento de premiação, a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan fechou a retrospectiva do ano apresentando a informação de que, em 2013, foram realizados 370 ações no mercado interno e externo. “Este volume representa 49% a mais em relação a 2012, e significa mais de uma ação por dia do ano”, ressaltou. O diretor executivo da entidade, Carlos Paviani complementou: “Este resultado é fruto do esforço, dedicação e empenho das vinícolas que participaram dos projetos e da equipe interna do Ibravin. Quem ganha com isso são as empresas, o consumidor e o vinho brasileiro”.
CONFIRA OS DESTAQUES DE 2013
Vinhos do Brasil
-  Destaque do Projeto Imagem: Dal Pizzol Vinhos Finos              
-  Destaque Empresa de Pequeno Porte: Lidio Carraro Vinícola Boutique            
-  Destaque Empresa de Médio Porte: Dal Pizzol Vinhos Finos   
-  Destaque Empresa de Grande Porte: Vinícola Perini  
-  Profissional destaque: Lourdes Conci da Silva (gerente de marketing da Vinícola Aurora)        
- Maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin: Denis Debiasi, representante da Comissão Interestadual da Uva    
Wines of Brasil
-  Maior valor exportado: Miolo Wine Group     
-  Maior crescimento em exportação: Lidio Carraro Vinícola Boutique    
-  Maior participação em ações do projeto: Casa Valduga            
-  Destaque Projeto Primeira Exportação (PPE): Sanjo Produtos de Origem        
-  Profissional Destaque: Rosana Pasini (supervisora de Exportações da Vinícola Aurora)            
Suco de uva 100%
- Maior participação em ações do projeto: Casa Madeira
Os 13 fatos mais relevantes de 2013
1.     Aumento do repasse de 25% para 50% do Fundovitis para financiamento das ações do Ibravin
2.     Acordo de cooperação com entidades supermercadistas, distribuidores e importadores
3.     Conquista do Prêmio do Agronegócio da Federasul com o case Vinhos do Brasil
4.     Apresentação do vinho em caixinha, dentro de um pacote de ações promocionais no apoio ao Carnaval da Vai-Vai, em São Paulo
5.     Geração de R$ 25 milhões em mídia espontânea
6.     Desempenho destacado no Challenge do Wine In
7.     Contratação de um Brand Ambassador, com a abertura do primeiro escritório no exterior, em Miami (EUA)
8.     Missão técnica com a participação de 14 empresas para conhecer a produção de suco de uva nos Estados Unidos
9.     A Promoção Passaporte  Brasil, na rede americana de supermercados de alto padrão Central Market, que resultou na maior exposição dos vinhos Brasileiros no Exterior
10.  Lançamento do Programa de Acesso ao Mercado Interno (Pami), voltado para apoiar e capacitar as pequenas empresas
11.  Visita do crítico inglês de vinhos Steven Spurrier – e de outros 53 visitantes internacionais e 130 sommeliers brasileiros – para conhecer a Serra Gaúcha
12.  Multiplicação em 10 vezes da base de usuários conectados aos canais Vinhos do Brasil nas redes sociais

13.  Realização de 370 ações de promoção no mercado interno e externo, 49% a mais em relação a 2012.

Nenhum comentário: