O presidente da ABE, enólogo Luciano Vian
Foto: Janquiel Mesturini /
Conceitocom Brasil
Enólogos com
intenção de aprimoramento nas áreas comercial e de marketing, jovens
profissionais recém formados, elevado número em vida acadêmica, influência
geográfica na interação dos entrevistados com a entidade, representatividade da
formação superior e o alto grau de conhecimento e aprovação das atividades
propostas pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), assim como de projeção
do trabalho dos enólogos, foram itens que chamaram a atenção na pesquisa feita
pela entidade. Dos 290 enólogos associados, 129, ou seja, 45% participaram da
pesquisa inédita realizada de maio a agosto. O resultado foi apresentado na
noite de quarta-feira, 4, no Auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento
Gonçalves.
Encabeçada pela
ABE, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de estruturar um estudo
nacional para ampliar a capacidade de interação da entidade com a classe da
Enologia. “Nosso desejo é qualificar e definir o perfil do enólogo brasileiro
e, assim, direcionar ações com foco e de forma mais assertiva”, explica o presidente
da ABE, enólogo Luciano Vian.
O estudo,
conduzido pela Mars Orientação empresarial, foi apresentado pelo empresário e
consultor Martin Ricardo Schulz. "Estas informações são muito importantes,
pois embasarão muitas das atitudes e atividades da ABE daqui para frente. Além
disso, as boas surpresas informadas pelo estudo com relação ao perfil dos
enólogos não só aproximam a entidade de seu público-alvo, mas principalmente
possibilitam ações focadas e respostas à comunidade vitivinícola. Podemos, agora,
planejar de forma assertiva cada uma das ações da ABE, de maneira que estamos
muito felizes com os resultados obtidos e com os desafios que irão decorrer
deste estudo", destaca.
A coleta dos
dados ocorreu de forma virtual em um instrumento estruturado em cinco partes:
perfil pessoal, perfil profissional, atividade profissional, atualização
profissional e Associação Brasileira de Enologia. O questionário foi elaborado
com a intenção de identificar pontos chave no perfil pessoal e profissional dos
enólogos e na forma de trabalho da ABE. A estruturação da pesquisa iniciou a
partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o perfil do enólogo, explorando-se
especificamente informações atinentes às condições profissionais e de formação.
A metodologia incluiu, ainda, entrevistas semiestruturadas aos profissionais da
área, que referendaram o instrumento. A partir deste estudo, a ABE montará seu
plano de ações com a finalidade de potencializar a gestão da entidade com
vistas à capacitação e valorização dos profissionais.
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