sábado, 13 de dezembro de 2014

Produtos com Marca Coletiva Espumantes de Garibaldi

                          A degustação de certificação ocorreu em outubro de 2014
                          D/JN

Um grupo de produtores da cidade de Garibaldi (RS) decidiu, em 2008, iniciar um programa de estímulo à qualidade de seus espumantes e fundou o Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi (Cpeg). A entidade, dirigida pelo presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, identificou, na ocasião, todos os produtos já certificados das oito vinícolas participantes com um selo de garantia. 
Neste ano, teve início o projeto de Certificação da Marca Coletiva dos Espumantes de Garibaldi, junto ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). 14 vinícolas do Consórcio, contempladas pelo projeto, receberam auditorias iniciais, nas quais suas instalações foram certificadas e aprovaram-nas para a elaboração de espumantes, seja pelo método tradicional ou o charmat. A divulgação das vinícolas certificadas  aconteceu no  dia 26 novembro, às 19h, no Hotel Casacurta. Eu estava na Califórnia e não pude comparacer. 
Os selos de conformidade foram emitidos pela Certifica, empresa responsável pelo processo de certificação dos produtos. A identificação dos espumantes contemplados é feita por meio de um selo aplicado na garrafa, que contém dados como produtor, tipo de espumante, data de tiragem, número do lote, quantidade de garrafas e o número da garrafa. A decisão de criar mecanismos de autocontrole por meio de auditorias externas foi um reconhecimento ao cumprimento das regras determinadas no Regulamento de Avaliação de Conformidade (RAC) e resultará na melhoria qualitativa dos espumantes elaborados por todos os sócios.  
A iniciativa desse pequeno grupo de produtores, na maioria de produção limitada, é única no Brasil no setor vinícola e com certeza será um exemplo a ser seguido por outras regiões. Garibaldi, que já foi a maior produtora de espumantes do Brasil, dá um grande passo no caminho da qualidade e do reconhecimento de seus produtos pelo mercado consumidor. 
A certificação é uma realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, junto ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Mais informações com Maiquel Vignatti, no e-mail: marketing@vinicolagaribaldi.coop.br.


Nenhum comentário: