sábado, 13 de dezembro de 2014

Oficinas definem pauta da XVI Jornada da Viticultura Gaúcha



Histórico e futuro da agricultura familiar foram debatidos em reuniões em sete municípios da Serra  do Rio Grande do Sul. Os temas da XVI Jornada da Vitivinicultura Gaúcha foram definidos de forma inédita. Nas oficinas regionais pré-Jornada Vitícola, quais produtores e representantes de entidades do setor definiram a pauta do próximo encontro, previsto para 2015. Os encontros têm o objetivo de analisar o histórico da agricultura familiar na região serrana e, a partir disso, projetar ações que contribuam com o desenvolvimento do setor primário.
No início das atividades, foram apresentados dados sobre pesquisas relacionadas ao uso de agroquímicos. Em seguida, o modelo de Escola Família Agrícola, já existente no município de Garibaldi, foi detalhado para o público.  As oficinas forasm mediadas por uma profissional em metodologias participativas. Para tanto, o público foi dividido em pequenos grupos de discussão.
Segundo o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, foram apresentadas informações atuais sobre a área vitivinícola e ouvidas as reais necessidades dos agricultores. Schiavenin destaca que um dos principais pontos de interesse foi saber de que forma promover a valorização da mulher e do jovem que atuam na agricultura. "Esse evento é voltado para a família agricultora. Queremos ouvir todos", disse.
O diretor-executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hélio Luiz Marchioro, explicou que as oficinas não foram restritas a produtores de uva, já que o foco é agricultura familiar, independentemente das culturas. "Chamamos estes encontros de oficinas justamente porque queremos que todos participem, ajudem a construir propostas. Por isso, conclamamos para que as associações, sindicatos e cooperativas auxiliem nesta mobilização", convida.
Os encontros foram realizados em sete municípios, mas se abrangeram mais de 20 cidades da Serra. A participação foi gratuita.  Confira as datas e locais em que ocorreram em cada município:
Garibaldi: 17 de novembro, no Clube União de Moços Católicos (Rua Júlio de Castilhos, 243- Centro)
Veranópolis: 18 de novembro, no Clube Sociedade Alfredochavense (Av. Pinheiro Machado, 770- Centro)
Farroupilha: 20 de novembro, no Centro de Formação São João Calábria (Rodovia dos Romeiros, 1.211) 
Caxias do Sul: 25 de novembro, no salão da comunidade de São Pedro da 3ª Légua (Zona Rural)
Antônio Prado: 26 de novembro, no Salão da Gruta (Av. dos Imigrantes, 90)
Flores da Cunha: 27 de novembro, no Salão Paroquial (Rua Frei Eugênio, 414- Centro)
Bento Gonçalves: 02 de dezembro, no Campus da UCS/CARVI (Alameda João Dal Sasso, 800 - Bairro Universitário

Nenhum comentário: