sábado, 13 de dezembro de 2014

17º Mercotexel promete superar a edição de 2014


                                Silvia Helena Martins Loro, na fazenda São José
                                 Arquivo/JN

Os hotéis de Livramento e Rivera já estão aceitando reservas para a segunda quinzena de janeiro, quando serão realizados, em Livramento, dois grandes eventos da raça ovina Texel, uma das mais significativas da noba ovinocultura gaúcha e que, nos últimos anos, tem sido a de maior destaque nas Expointer, em Esteio. É a raça que mais cresce no Brasil e seus remates, como os que serão feitos em Livramento, atraem compradores de várias regiões.
A empresária rural Silvia Helena Loro manda dizer, de Santana do Livramento, que estão a mil os preparativos para o 17º Mercotexel e V Feira Nacional da Raça Texel, entre os dias 22 e 25 de janeiro, naquela cidade da fronteira oeste, limite com o Uruguai. Foi formado oficialmente o Núcleo Santanense de Criadores de Texel – já existiu, mas estava desativado . Haverá dois remates, dia 23, com julgamento de animais PO e RGB, entrega de prêmios, e o remate de elite, com os 30 primeiros colocados; e, dia 24, julgamento dos animais de campo, entrega de prêmios e remate dos acima do 31º lugar. Após, encerramento com festa, no mesmo local, com show do grande violonista Luiz Cardoso. Na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos haverá, diariamente, almoços elaborados pela chefe de cozinha Mari, que cozinhou para o Texel, durante a Expointer 2014, em Esteio, e teve total aprovação.
“Este ano – diz Silvia Helena – nosso eventos vai ser ainda maior e melhor do que o de 2014, que já foi muito bom.” O Mercotexel sempre tem compradores de outras cidades e estados porque Livramento tem a atração suplementar de ser vizinha da uruguaia Rivera, onde mais de 60 lojas free shops vendem produtos estrangeiros com grandes descontos. Quem estiver interessado, deve ir tratando de reservar hotel.
A cidade tem uma boa rede hoteleira, mas sempre é bom prevenir e reservar hotel. Janeiro é mês de férias e muita gente aproveita para fazer compras nas lojas free shops e também tentar a sorte nas roletas, no pano verde e nas maquininhas caça-níqueis do Cassino de Rivera. Os que gostam de uma culinária diferente, experimentam os restaurantes parrilladas de Rivera, onde os destaques são carnes assadas, mas, especialmente, os órgãos internos de bovinos e ovinos – tripa gorda, chichulin, úbere, molleja, riñones e sesos a la tela. É algo diferente, que raramente se encontra no Brasil.



Nenhum comentário: