quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Vinhos de Farroupilha em análise


Vinhos de Farroupilha em análise


Os degustadores no seminário
                               João Carlos Taffarel, da Afavin
                               Fotos Marciele Scarton/D/JN

    A análise sensorial da 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve início nesta quarta-feira, 17 de setembro. Até sexta-feira, 19, as 174 amostras inscritas na edição serão avaliadas em seus aspectos visuais, olfativos e gustativos. Os trabalhos estão sendo desempenhados por grupo com cerca de 30 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio.

    As amostras foram inscritas por onze vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva.  Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.
   O presidente do Conselho Técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, que integra o grupo de degustadores, destaca que os produtos em geral têm apresentando evolução em seus aspectos qualitativos e que eles são uma boa amostra do que se encontra no mercado, sendo produtos engarrafados, ou seja, já disponíveis ao consumidor. A exceção desse caso é a categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, que permite a inscrição também de produtos a granel, com o objetivo de destacar a vocação local na elaboração de produtos da variedade moscato, sendo Farroupilha o maior produtor dessa casta no país.  Nesse primeiro dia de degustação foram avaliados vinhos de mesa e sucos de uva. Nesta quinta-feira, será a vez dos vinhos brancos finos (à exceção de moscatéis), espumantes brut e vinhos tintos finos. A maior expectativa, contudo, fica por conta das amostras moscatéis, que incluem vinhos, espumantes e frisantes, que serão avaliadas no último dia da análise sensorial, nesta sexta-feira. "Essas três categorias tipificam o nosso município”, salienta o presidente da Afavin, Ricardo José Chesini. “Pelo trabalho focado que desenvolvemos há praticamente uma década junto a essas categorias de produtos, sendo elas, inclusive, mote do nosso projeto de Indicação de Procedência, sabemos que se tratam de produtos com evolução acentuada e, por isso, esperamos que sejam amostras que nos tragam boas surpresas”, completa Taffarel.
    Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
    A revelação dos vencedores ocorre no dia 4 de outubro em jantar-baile, no  Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário. Público em geral, interessado em participar da noite de premiação, pode adquirir ingressos, a R$ 80, junto à Secretaria de Agricultura de Farroupilha. Informações pelos telefones (54) 3261.6931 ou (54) 8115.5612.
     A promoção da 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.  Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Banco do Brasil, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Ever Intec, FMC Agrícola, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, LNF Latino Americana, Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil, Verallia e Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL). São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.





Nenhum comentário: