quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Personalidades do mundo do vinho comentam a Safra 2014


Doze dos 16 nomes que formarão o painel de comentaristas da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos já estão confirmados. No dia 27 de setembro, a partir das 8h30min, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves será palco de um espetáculo para os apreciadores de vinho:  16 amostras serão degustadas  por mais de 850 apreciadores de vinho durante a 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014. Um painel de especialistas formado por jornalistas, enólogos, empresários, médicos e consultores de seis países comentará cada vinho degustado. Serão representantes da Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai unidos em um evento consolidado como a maior degustação de safra do mundo. 
O painel de comentaristas é formado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, que todo ano se preocupa em convidar para  este time apreciadores que têm relação com a cultura e promoção do vinho, envolvendo novos nomes em torno do evento. O 16º comentarista será sorteado entre os integrantes do grande público, dando maior interação à Avaliação. 
A 22ª edição da avaliação contará com a presença de renomados comentaristas, demonstrando a magnitude e a importância do evento. Em 2014, nomes como os da argentina Claudia Quini, Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e do francês Serge Dubois, que preside a União Internacional de Enólogos (UIOE), estão entre os comentaristas.  Além deles, o uruguaio José Lez, presidente do Instituto de Vitivinicultura (INAVI) e o Espanhol Fernando Gurucharri, presidente da União Espanhola de Degustadores, ajudam a integrar o time. O Brasil, nação de cinco dos 12 nomes divulgados, é representado também por Juliano Perin, Enólogo do Ano 2013. 
As observações do painel de comentaristas poderão ser anotadas pelo grande público, permitindo um aprimoramento do gosto pelo vinho e servindo como referência para futuras interpretações. O caráter educativo da Avaliação é enfatizado, ganhando força através da presença de personalidades do mundo do vinho que enriquecem a experiência da degustação  com suas colocações.
Comentaristas confirmados:
Ana Sofia Oliveira, Consultora em Marketing de Vinhos, França
Antonio Moacyr de Azevedo, Médico, Brasil
Carlos Eduardo Galvão Bueno, Empresário, Brasil
Christopher Cameron Fielden, Consultor de Varejo,  Inglaterra
Claudia Quini, Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV, Argentina
Fernando Gurucharri, Presidente da União Espanhola de Degustadores, Espanha
José Lez, Presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura – INAVI, Uruguai
Juliano Perin, Enólogo do Ano 2013, Brasil
Mauro Marcelo Alves, Jornalista, Brasil
Sara Bodowski, Jornalista, Brasil
Serge Dubois, Presidente da União Internacional de Enólogos – UIOE, França
Susan Dawn McCraith, Consultora de Varejo, Inglaterra.
No dia 27, sábado, vou fazer um esforço e me levantar às 6h, em Porto Alegre, para rumar para Bento Gonçalves. Acho que safra de vinho 2014 vale este pequeno sacrifício. Vejam nas fotos do Gilmar Gomes o grande espetáculo que é:







Nenhum comentário: