quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vinhos avaliados em Farroupilha

   
                                            João Carlos Taffarel, da Afavin
                                            Foto Marciele Scarton

174 amostras inscritas na 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha passaram por Análise Sensorial e serão permiados, dia 4 de outubro.    Os vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos pelas vinícolas farroupilhenses na 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha passaram por análise sensorial no período de 17 a 19 de setembro. A avaliação dos produtos foi feita por grupo com mais de 30 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, no turno da manhã.
   As amostras foram inscritas por onze vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva.  Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.
    Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
    A revelação dos vencedores ocorre no dia 4 de outubro em jantar-baile, a partir das 19h30, no  Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha. Público em geral, interessado em participar da noite de premiação, pode adquirir ingressos, a R$ 80, junto à Secretaria de Agricultura de Farroupilha. Informações pelos telefones (54) 3261.6931 ou (54) 8115.5612.
     A promoção da 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.  Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Banco do Brasil, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Ever Intec, FMC Agrícola, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, LNF Latino Americana, Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil, Verallia e Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL). São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.
    O presidente do Conselho Técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, que integrou o grupo de degustadores, revela que os produtos em geral têm apresentado expressiva evolução em seus perfis qualitativos a cada edição, com patamar que eleva a expectativa dos avaliadores.  Em relação às amostras moscatéis, Taffarel esperava boas surpresas e elas se confirmaram. “Chegamos a um padrão homogêneo em que fica difícil escolher o melhor, com todas as amostras moscatéis atingindo grandes pontuações. Alcançamos com isso um patamar de qualidade que as indicações de procedência exigem, que assegura para o consumidor um vinho ou espumante moscatel com tal padrão de excelência, independentemente da marca que ele optar”, pontua.
    Gilberto João Carnieli, degustador que atua junto ao Laboratório de Referência Enológica (Laren), destaca entre as amostras avaliadas justamente os vinhos e espumantes moscatéis. “Nos vinhos tranquilos moscato encontrei na maioria das amostras as características da variedade, destacando nuances florais como flor de laranjeira e jasmim e boa intensidade nos aromas. Na parte gustativa, em geral, apresentaram-se vinhos equilibrados, com acidez moderada. Quanto aos espumantes moscatéis, a intensidade olfativa se mostrou também interessante, ressaltando notas florais, mas na maioria das amostras características frutais. Na parte gustativa, destaco grande equilíbrio entre a acidez e a doçura. Em geral, belos exemplares tanto de tranquilos como de espumantes”, avalia

    O degustador Heleno Facchin diz ter emitido nesse ano as médias de notas mais elevadas das seis edições em que participou. “Ter um parâmetro de avaliação que seja contínuo como é o caso da Seleção de Vinhos de Farroupilha é fundamental, só assim consegue-se chegar a essa evolução que pude degustar. O concurso é um guia, que conduz a esse resultado”, salienta. O enólogo Magnos Basso concorda ao considerar que os produtos e vinícolas farroupilhenses vem crescendo com o concurso. “A Seleção de Vinhos é um espelho para as vinícolas que querem se destacar no mercado”, completa.

Nenhum comentário: