domingo, 14 de setembro de 2014

Consumo de vinhos está aumentando. Veja como combiná-los com as comidas e como faz bem à saúde


O especialista em vinhos Darci Dani, da Associação Gaúcha de Vitivinicultores, manda informar que os produtores apostam no aumento do consumo de vinho no Brasil e na China, especialmente no Brasil, onde o consumo médio per capita do brasileiro ainda é considerado baixo. Mas o  mercado de vinhos cresceu no Brasil quase 10% em 2013. Para 2014, a expectativa é de um crescimento igual. Ao lado da China, o país está atraindo o interesse de produtores mundiais.
Apesar do aumento no consumo, o brasileiro ainda bebe pouco vinho. O consumo médio per capita é de menos 2 litros por ano. Os argentinos, por exemplo, consomem cerca de 30 litros por ano. Já os franceses, os campeões em consumo, consomem mais de 48 litros por ano.
Para ajudar no aumento do consumo, Dani manda 10 dicas sobre como harmonizar o vinho com a comida:
1) Siga seus instintos e suas preferências
2) O vinho não pode ser um inimigo da comida. Ele não deve anular o gosto do prato nem o contrário
3) Alimentos e vinhos com sabores similares se complementam
4) Pratos mais fortes e com muito sabor pedem vinhos mais encorpados
5) Carnes e assados, como são pratos gordurosos, pedem vinho tinto
6) Peixes e frutos do mar, por sua suavidade e acidez, se dão melhor com vinhos brancos
7) Aves e Caças: depende da intensidade do sabor. Frangos, por exemplo, se casam com brancos encorpados ou tintos não muito frutados.
8) Massas: molhos de carne pedem vinho tinto; os à base de tomate combinam bem também com os rosés; massas com creme casam bem com vinhos brancos
9) Sobremesa: um vinho igualmente doce, como o Moscatel de Setúbal
10) Vinhos espumantes são coringas.
Depois, acresceta uma informação sobre o fato do vinho ajuda o coração, se combinado com boa atividade física. Os benefícios que o consumo moderado de vinho pode trazer ao coração só se confirmam nas pessoas que o associam a exercícios físicos, revela um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC, na sigla em inglês) realizado em Barcelona entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Apenas quem associa o consumo de vinho com atividade física apresenta uma melhora nos níveis de colesterol, revela a pesquisa.
    O estudo foi realizado com 146 pessoas com risco cardiovascular de leve a moderado, destas, metade tomaram por um ano uma taça de vinho branco cinco vezes por semana, já a outra metade tomou vinho tinto nas mesmas proporções e respondia um questionário periódico sobre exercício físico.
    No final da pesquisa em nenhum grupo se registrou um aumento do colesterol bom, nos dois grupos caiu levemente o ruim, e só no grupo dos que consumiram vinho tinto houve uma diminuição do colesterol total.
    Milos Taborsky, cardiologista da University Hospital de Olomouc, na República Tcheca explicou os resultados do estudo.
    "O principal indicador do efeito protetor sobre o coração é o aumento do colesterol HDL, aquele considerado bom, neste sentido podemos concluir que nem o vinho branco e nem o tinto têm influência", explicou Taborsky.

    "O único resultado positivo neste sentido ocorreu como grupo de pacientes que fazia mais exercício físico pelo menos duas vezes por semana. Neste grupo o colesterol bom aumentou e o ruim e o total diminuíram", afirmou ele.(ANSA)

Nenhum comentário: