segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Texel abraça o programa descole humanitário


A Associação Brasileira de Criadores de Texel - Brastexel,  preocupada com o bem estar dos animais, em especial dos ovinos que participam de feiras agropecuárias, lançou durante a Expointer 2014, em Esteio, no Rio Grande do Sul, o Programa Descole Humanitário (a retirada da cola). Ele objetiva estandardizar esse procedimento nos ovinos da raça Texel, e ainda chama a atenção para essas questões à luz do bem-estar dos animais. 
O lançamento do Programa foi às 16h do sábado, dia 6 de setembro, na Casa do Texel, no Parque de Esteio. Na oportunidade a médica veterinária Norma Centeno Rodrigues fez palestra explicando os benefícios da adesão a esta bandeira defendida pela Brastexel.
“O descole em ovinos é uma prática utilizada pelos criadores. Porém poucos sabem o que esse procedimento implica em termos do bem-estar animal. Muito utilizado em ovinos que vão a julgamento e venda em exposições rurais, é comum observar animais sem nenhuma cola. Essa prática pode expor os animais a problemas sérios de saúde. A preocupação é mais com a estética do que o bem  estar dos animais que sofrem esse procedimento. Normas e procedimentos de descole em ovinos já estão plenamente estabelecidas em outros países  avançados na ovinocultura porem, são ainda inexistentes e desconhecidas no Brasil”, informa a médica veterinária especializada em bem estar animal.
Ovinos nascem com cola porque elas ajudam a proteger o anus e a vulva e ainda, a cola auxilia a espantar moscas e na limpeza de sujidades. 
A médica veterinária Norma Centeno Rodrigues explicou, para uma platéia atenta, que os ovinos nascem com cola por que tem um importante papel na defesa do animal contra agentes invasores.  Lembrou que o homem não tem direito de mudar a natureza do animal. Informou que não existe em país nenhum, animal sem cola como aqui no Brasil.
A intenção da Brastexel é levantar essa bandeira entre todos os criadores de ovinos da raça, disse Maria Tereza Queirolo, presidente da Brastexel. Ela relatou que o presidente da Arco e seus técnicos cumprimentaram a iniciativa da Brastexel pelos benefícios proporcionados ao bem estar dos ovinos. A Arco já afirmou querer  estandardizar  esse programa às outras raças que sofrem muitos prejuízos decorrentes dessa prática de descole. 
O descole correto traz benefícios à saúde do animal, tais como:
- cicatrização mais rápida e com menor risco de infecção;
- diminuição do risco de prolapso retal em cordeiros;
- redução do risco de carcinoma espinocelular na região perianal de ovelhas adultas;
- diminuição do risco de aparecimento de neuroma;
- prevenção de abscessos na medula que leva a paraplegia do trem posterior;
- redução na dor e estresse que o procedimento causa.

Com o objetivo de reduzir o sofrimento do animal recomenda-se que o procedimento seja realizado até os seis meses de idade. O correto é que o comprimento da cauda seja de pelo menos três articulações palpáveis, ou seja, que a cola seja, nas fêmeas, suficientemente longa para cobrir a vulva. Alguns autores sugerem que em machos castrados ou inteiros, oriundos de cruzamentos de raças de lã com raças de carne, a cola pode ser seccionada uma articulação a menos, ou seja, duas articulações palpáveis. 

Nenhum comentário: