quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vinho e arte em um só ambiente na Don Giovanni



                    Beatriz Dreher Giovannini, proprietária da vinícola Don Giovanni
                    Foto Edith Auler/Evidência Press

 

Artistas foram convidados pela vinícola gaúcha para pintar afrescos nos quartos da pousada. Seis artistas pintaram afrescos nas paredes do casarão construído em 1930, em Pinto Bandeira (RS), que abriga a pousada da vinícola Don Giovanni. As obras foram finalizadas em setembro de 2014. O projeto cultural foi idealizado por Beatriz Dreher Giovannini, proprietária da DG.
Entre os artistas participantes estão os gaúchos Miriam Postal, Victor Hugo Porto, Alexandre Porto, Ivalino José Postal, Adelina Maioli e o uruguaio Armando González. Nas obras, destacam-se paisagens, flores, a figura feminina, o campo, os pássaros e, como não poderia deixar de faltar, o vinho. "É um momento de grande orgulho e felicidade para todos nós em realizar este projeto na Don Giovanni, unindo a arte e o vinho, com tudo que esta região tem de melhor a oferecer", diz Beatriz.
A empresária, que é amante das artes plásticas e colecionadora, já foi proprietária de uma galeria de arte no município de Bento Gonçalves (RS), por 15 anos. Beatriz, lembra que os artistas que pintaram os afrescos na pousada "trazem um pouquinho da cultura de cada localidade registradas nas obras".
Um dos quartos da pousada foi dedicado à memória das artistas Alice Soares e Alice Brueggemann. "Foi uma forma que encontrei de manter viva a memória das queridas amigas, que tanto contribuíram para as artes plásticas no Estado".
Don Giovanni, diz jornalista Edith Auler, assessora de imprensa da vinícola, é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano e está localizada em Pinto Bandeira (RS), região que vem sendo considerada um dos melhores terroirs do mundo para elaboração de grandes espumantes. 
A vinícola possui sete apartamentos num casarão que mantém na decoração, características originais da colonização italiana.  Em 2011 a Don Giovanni resolveu inovar oportunizando um recanto especial. Localizada em meio aos vinhedos, chamada carinhosamente de cabana, o espaço exclusivo apresenta aos hóspedes decoração que alia a rusticidade com o requinte, cuidadosamente proposta pela proprietária do estabelecimento, Beatriz Dreher Giovannini. Antigamente, a cabana era utilizada como estrebaria da granja, que além de seus vinhedos também criava gado leiteiro e ovelhas.
A vinícola possui um restaurante com capacidade para 50 pessoas, atendendo a hóspedes e grupos, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças são produzidos na propriedade. Entre as delícias servidas, estão os risotos de vinho tinto Don Giovanni e alcachofras, esta última, igualmente produzida na DG. Outras informações e reservas pousada@dongiovanni.com.br.


Nenhum comentário: