quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vinho RAR é considerado o melhor do Brasil na variedade Pinot Noir


                                         Linha de vinhos RAR
                                         Foto: Guilherme Jordani

 O empresário Raul Randon, um dos maiores industriais de equipamentos pesados do país – caminhões fora de estrada, tratores, vagões de trens e outros produtos rodoviários – é, também, um grande gourmet e, por isso, investiu em atividades paralelas que também se transformam em sucesso. Ele planta e exporta maçãs, produz vinhos e grandes queijos Grana Padana e outros lácteos e, agora está entrando no azeite de oliva. Vai aplicar R$ 45 milhões no icremento da produção, mas, isso, será tema para a nota seguinte. Nesta, quero falar de um grande vinho do seu Raul.
            A Rasip Alimentos Ltda., de Vacaria (RS), tem bons motivos para comemorar em grande estilo o Dia do Vinho, no próximo 1º de junho. O vinho RAR Collezione Pinot Noir, safra 2011, produzido em parceria com a Miolo, foi premiado na maior prova de vinhos brasileiros já feita no país e divulgada na ExpoVinis 2014, em São Paulo. Entre 856 rótulos de 108 vinícolas de sete Estados, o RAR Collezione foi o campeão brasileiro em sua categoria. Palavra de jurados representantes do Ibravin, da Associação Brasileira de Sommeliers, jornalistas e profissionais especializados. E a vitória foi com um vinho não muito fácil de produriz no Brasil, o Pinot Noir.
O Pinot Noir é uma das variedades que melhor se adaptou à região de Campos de Cima da Serra/RS, produzidos com o fruto dos vinhedos de propriedade da Família Randon, plantados a 1.000 metros de altitude, se beneficiando de um clima diferenciado que está entre os mais frios do Brasil. Este vinho, envelhecido durante um ano em barricas novas de carvalho francês, revela-se com elegância e personalidade únicas. Em suas análises sensoriais apresenta corpo médio, tonalidade com coloração rubi, além de alta intensidade aromática, com notas frutadas, canela, especiarias e frutas secas. Com forte presença e destaque no mercado, a marca RAR carrega as iniciais de seu idealizador, Raul Anselmo Randon. Neste concurso, além do RAR, outro vinho produzido pela Miolo Wine Group também se destacou. Na categoria Tannat, o título de campeão foi atribuído ao Vinhas Velhas Tannat 2012, da Almadem, na região da Campanha Gaúcha.
 Localizada na cidade de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, a RASIP conta com um quadro de funcionários de 800 pessoas, número que aumenta significativamente em época de safra quando são admitidos colaboradores temporários para trabalhar na colheita. A qualidade faz parte dos princípios da empresa e o seu aperfeiçoamento se dá através da busca contínua de técnicas de última geração para obtenção de melhorias nos processos. A RASIP possui programas de qualidade e certificados que atendem os requisitos previstos nas normas nacionais e internacionais de Segurança Alimentar. Fundada em 1979, dentre as suas atividades de negócio destacam-se a produção de frutas, mudas frutíferas e produtos lácteos e, brevemente, azeite de oliva.

Na fruticultura a RASIP é considerada uma das principais produtoras de maçãs do país. As principais variedades cultivadas são as do grupo Gala e Fuji. Na produção de uvas a RASIP cultiva somente variedades viníferas, já que mantém parceria com uma vinícola e toda sua produção é destinada para a fabricação do vinho RAR. Nos viveiros destaca-se por ser detentora de uma das maiores estruturas do Brasil na produção de mudas de macieiras e videiras, oportunizando a introdução e adaptação de técnicas, novas variedades, clones e sistemas de produção conforme as exigências dos produtores e mercados. Além disso, a RASIP também é pioneira e líder no mercado brasileiro na produção e comercialização do queijo tipo grana Gran Formaggio e seus derivados: creme de leite, manteiga e queijo ralado. Detentora das marcas Gran Formaggio e Campos de Vacaria, os produtos lácteos da RASIP estão presentes em todo país.

Nenhum comentário: