quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vivino lança versão em português

O maior aplicativo de vinhos do mundo – o Vivino – lançou sua versão em português nesta quarta-feira (21/05). O software que reconhece os rótulos das garrafas por meio da captação de imagem (scanner) pelo smartphone possui uma adega virtual de 3,5 milhões de vinhos digitalizados. Com este imenso banco de dados, o aplicativo já contabiliza mais de 4 milhões de usuários e 50 milhões de consultas em todo o mundo. Só no Brasil são mais de 550 mil usuários e, com a versão em português, a estimativa é dobrar este número até o final do ano. “O Brasil é um dos nossos três principais países em termos de usuários, e atingir mais de meio milhão de pessoas mesmo na versão em inglês já é uma grande conquista”, comemora o CEO e fundador do Vivino, o dinamarquês Heini Zachariassen. “A economia do Brasil está crescendo rapidamente e, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, os consumidores terão muitas razões para abrir uma garrafa de vinho”, acrescenta, explicando o investimento no mercado nacional.
Primeiro aplicativo de vinho do mundo, o Vivino passa também a oferecer os idiomas espanhol, francês, italiano e alemão. O software exclusivo do Vivino permite aos seus usuários identificar rapidamente um vinho, apenas fotografando o rótulo com o celular. A partir da identificação praticamente imediata do programa, são informados o nome do vinho, o produtor, a vinícola, a região, o país, as castas utilizadas, a safra, entre outras informações. Ainda é possível ler comentários, ver preços, descobrir os locais de comercialização dos rótulos e ter sugestões de harmonização. “O Vivino é uma ferramenta ágil e ampla para aqueles que buscam saber quais vinhos as pessoas reais gostam e não o que os críticos de vinhos indicam", destaca Zachariassen.
Para anunciar a chegada do Vivino no Brasil, a empresa escolheu duas consultorias gaúchas: a .DOC Assessoria de Comunicação, do jornalista Orestes de Andrade Jr., e a Milan Expert, de Andreia Gentilini Milan. Ambos trabalharam durante quatro anos no Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). “Firmamos uma parceria para atender empresas brasileiras e multinacionais, atendendo as áreas de estratégia de posicionamento de produto, marketing e comunicação”, afirma Orestes Jr. “Começamos com o pé-direito, com um cliente de porte mundial como a Vivino”, comemora Andreia.
VIVINO EM NÚMEROS

- 55 países;
- 150 mil vinícolas;
- 1.768 regiões produtoras de vinho;
- 23 mil rótulos brasileiros, 150 mil chilenos e 134 mil argentinos;
- 1.407 variedades de uvas;
- 1,5 milhão de avaliações;
- 715 mil pontos de comércio;
- 659 mil vinhos com preços;
- Os vinhos franceses, espanhóis, italianos, norte-americanos, chilenos e argentinos são os mais procurados;
- Entre as variedades de uvas, as mais populares são Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot e Pinot Noir

Nenhum comentário: