quinta-feira, 29 de maio de 2014

Muito vinho e espumante no Dia do Vinho em Porto Alegre

 Até o dia primeiro de junho, o Rio Grande do Sul comemora o Dia do Vinho. Em Porto Alegre, uma feira popular, na Usina do Gasômetro, permite degustar e adquirir a preços promocionais vinhos, espumantes e sucos de uva. Entrada gratuita.
 Há 11 anos que a Feira de Vinhos em comemoração ao Dia do Vinho (comemorado anualmente no primeiro domingo de junho) reúne uma expressiva presença de vinícolas gaúchas e atrai milhares de pessoas que podem conhecer a excelência dos produtos elaborados pelo setor vitivinícola, que tem na qualidade das últimas safras de uvas seu principal suporte É o Dia do Vinho, instituído em 2003 e que será comemorado no próximo dia 01 de junho, em ato oficial no andar térreo da Usina do Gasômetro.  Antes, os apreciadores poderão conhecer, degustar e adquirir vinhos, espumantes e sucos de uva, na feira instalada no mesmo local desde a tarde do dia 28 de maio. No ano passado foram comercializadas 17 mil garrafas. 
Durante a cerimônia oficial, o novo arcebispo de Porto Alegre, D. Jaime Spengler irá abençoar o pão e o vinho, dando continuidade ao ato realizado por vários anos pelo arcebispo D. Dadeus Grings. Na oportunidade também será entregue a Comenda Amigo do Vinho.
Nesta 11ªedição, o público vai poder conhecer as deliciosas comidinhas do grupo de “chefs” Comidas de Rua que estará instalado em espaço especial. O Comida de Rua é uma das grandes novidades na vida urbana de Porto Alegre com várias feiras realizadas, especialmente no centro histórico. 
Durante a cerimônia oficial na manhã de domingo (01) serão entregues as Comendas Amigo do Vinho, um destaque para a atuação em benefício do vinho gaúcho. Serão destacados Tarso Genro – Governador do Estado, Gilmar Sossella - Pres. da Assembleia Legislativa Dep. EstadualFábio Duarte Fernandes - Comandante da Brigada Militar, Lasier Martins - Jornalista, Carlos Alberto Pires de Miranda - Jornalista, Alexandre Mota - Jornalista, Kenny Braga - Jornalista,  Magda Beatriz - Jornalista, Paulo Sérgio Pinto - Jornalista,  Lairson José KunzlerIn Memorian – Publicitário, Benildo PeriniDiretor Vinícola Perini, Pedro LacerdaEnófilo
Participam  Vinícola Perini; Casa Valduga; Cave Marson; Coop. Vinícola Garibaldi; Coop. Vinícola Nova Aliança; Coop. Vitivinícola Forqueta; Dom Eliseo Delicatessen; Guatambu Estância do Vinho; Miolo Wine Group; Soc. de Bebidas Panizzon; Soc. de Bebidas Serrana; Terrasul Vinhos Finos; Vinhos Lanceiro Negro; Vinhos Primo Fior; Vinícola Arbugeri; Vinícola Aurora; Vinícola Basso; Vinícola Conceição; Vinícola Giaretta; Vinícola Granja da Telha; Vinícola Lovatel; Vinícola Peterlongo; Vinícola Rossato; Vinícola Vaccaro; Bebidas Fruki; Cestas e Geleias; Manggione Pastas; Ruppenthal Queijos e Embutidos; Yes Relax e Tutto Vino.

Há cursos e palestras com enólogos e críticos de vinhos. A 11ª feira de Vinhos tem o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho, da Agavi, Governo do Estado (através da Sec. da Agricultura), da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Porto Alegre através da Usina do Gasômetro; do Sindicato de restaurantes, Bares e Hoteis – região da Serra e com apoio especial do Supermercados Nacional, Comida de Rua, La Pizza Mia e Bebidas Fruki. A realização nestes 11 anos é da Phoenix Projetos e Eventos e da irmandade dos Italianos.

Nenhum comentário: