terça-feira, 20 de maio de 2014

Chanfana de Cordeiro é especialidade do Claudius Grill

Receita tradicional portuguesa é elaborada com vinho e especiarias é ideal para os dias mais frios que estão chegando. O Claudius Grill (R Cardoso de Almeida, 770 – Perdizes, SP, Fone e reservas: 11 3871-5533) , especializado em carnes e peixes grelhados também oferece diversos pratos da culinária portuguesa. Um deles é a Chanfana de Cordeiro (R$ 36,80), preparada com paleta de cordeiro, especiarias e vinho tinto. Temperada com canela, cravo da índia, louro, hortelã e salsinha, a carne é cozida durante várias horas no forno em uma panela de barro tampada.
Vou avisar meu amigo João Carlos Botezzeli, o Pelão, que mora lá em Perdizes, para ir conhecer o chef Cláudio e seu prato. Ficarei esperando sua apreciação.. Ele é mais apreciador dos vinhos de França, mas eu sugiro que ele peça – tomara que a casa tenha – um Torre do Frade Reserva 2006, vinho regional alentejano, elaborado com Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonez pelo Paulo Laureano e que passou 12 meses em barricas de carvalho. Eu bebi um e acehi maravilhoso... É elaborado pela Sociedade Agrícola Torre de Curvo.
 Para deixar a carne suculenta, o Chef Claudio Corrêa explica que são cerca de quatros horas de cozimento, interrompidas diversas vezes para acrescentar mais vinho na medida em que ele vai evaporando. Segundo o chef e proprietário da casa, a Chanfana é um prato rústico e muito saboroso porque combina o sabor mais encorpado do vinho tinto com a suavidade e maciez da carne de cordeiro. “Por ser um prato mais encorpado, é servido com Batatas ao Murro e pode ser acompanhado de um bom vinho, o que o torna ideal para os dias mais frios”, explica.
O chef conta que esse prato surgiu no final do século XIX, quando os agricultores e rendeiros eram obrigados a pagar impostos para um Mosteiro que recebia galinhas, vinho, azeite, cabras e ovelhas como forma de pagamento.
“Como não tinham como manter o rebanho, as freiras descobriram uma fórmula para cozinhar e conservar a carne, aproveitando o vinho que era entregue pelos rendeiros. Foi assim que surgiu a Chanfana, um cozido que era guardado em um molho gorduroso ao longo de vários meses”, explica.
 CLAUDIUS GRILL
R Cardoso de Almeida, 770 – Perdizes
Fone e reservas: 11 3871-5533
60 lugares
Horário: Seg. a sex. das 12h às 15h30 e das 18h às 23h (sex até 0h). Sab. almoço até às 17h e jantar das 19h a 0h. Dom. só almoço até às 17h. Fecha seg.
CC: todos

Estacionamento com manobrista todos os dias no jantar e no almoço de sab. e dom.

Nenhum comentário: