terça-feira, 6 de maio de 2014

Vinícola Salton é campeã em cortes finos no Anuário dos Vinhos do Brasil 2014



                                                             Tinto Salton 100 Anos
                                                             D/JN
Já a Vinícola Salton, de Tuiuty, consagrou o vinho tinto Salton 100 anos – safra 2008 – como o melhor em cortes finos do setor, no Anuário. Uma das principais publicações do segmento vitivinicultor, o Anuário dos Vinhos do Brasil reúne informações e tendências da produção de vinhos e espumantes no Brasil, além de apontar os melhores rótulos em uma criteriosa avaliação de especialistas do setor. Neste ano, o vinho o Salton 100 anos – safra 2008 foi campeão na categoria “Cortes Finos”. Mais de 850 vinhos e espumantes fizeram parte da Grande Prova desta edição, com os resultados sendo anunciados no lançamento do Anuário, durante a ExpoVinis Brasil – o Salão Internacional do Vinho, realizada nesta semana, em São Paulo (SP).
“Esse resultado reflete nossa intensa busca por inovação e altos padrões de qualidade em rótulos que possam sempre impressionar os nossos consumidores”, pontua Luciana Salton, diretora-executiva da vinícola. “Já acumulamos cerca de 300 medalhas nacionais e internacionais”.
O tinto Salton 100 anos tem aroma amplo, complexo, com notas de frutas vermelhas, madeira de boa qualidade, baunilha, especiarias, cacau e café. O destaque é a coloração tom rubi, com reflexos violáceos, proporcionando paladar de corpo significativo, macio e com taninos presentes, além de boa acidez. É considerado um autêntico vinho de guarda que ganha com tempo de garrafa.
“O Salton 100 anos é uma raridade! Como foi uma edição comemorativa e limitada, atualmente restam poucos exemplares mantidos literalmente trancados em nossa cave. Desse mesmo corte de uvas, em 2013, lançamos o também colecionável, integrante do Salton Gerações, Paulo Salton. Já para ExpoVinis 2014 preparamos o colecionável tinto Salton Septimum, com safra de 7.547 garrafas,” destaca o presidente da vinícola, Daniel Salton.
Se depender das novidades da Salton, os brasileiros vão poder brindar muito em 2014! A vinícola acaba de lançar o Brasil Intenso By Salton, um espumante equilibrado com bastante acidez e cremosidade. Elaborado pelo método Charmat Longo (18 meses em contato com as leveduras) é resultado da combinação dos varietais Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Ao todo serão produzidas 40 mil garrafas sendo que 10 mil delas chegarão ao mercado dentro de um kit em duas versões: um com duas taças de acrílico nas cores verde e amarelo e outro com taças nas cores azul e branco.
De acordo com o enólogo Gregório Salton, o espumante possui uma coloração amarelo claro, com abundantes e finas borbulhas, formando uma coroa de espuma branca. “É ideal para harmonizar com aperitivos, carnes brancas, frutos do mar e pratos com molhos brancos”, revela. “O Brasil Intenso tem aromas cítricos, de flores brancas, nozes, cogumelos, cevada tostada e levedura de pão”.

O espumante foi produzido dentro da concepção de trabalho da Salton, que está comprometida com as melhores práticas de cultivo desde o plantio das videiras até a comercialização de todos os seus produtos. A vinícola procura fazer com que os setores da cadeia produtiva desenvolvam suas atividades com eficiência e harmonia.

Nenhum comentário: