Dois especialistas em vinhos da Alemanha desembarcaram, segunda-feira, dia 16, em Porto Alegre para uma semana de imersão nas vinícolas brasileiras. Jürgen Mathäss, jornalista alemão especialista em vinhos, e o consultor Peer Holm, foram contratados pelo projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), para uma consultoria técnica às vinícolas que pretendem entrar no mercado alemão – o maior mercado importador de vinhos do mundo e o 4º país em consumo do produto, com 24,3 litros per capta por ano.
A consultoria contempla encontros técnicos com oito vinícolas, que aderiram à iniciativa – Casa Valduga, Campos de Cima, Cordilheira de Sant’ana, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Salton e Santo Emilio. Conforme a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, Jürgen e Peer farão uma ampla análise dos produtos brasileiros, avaliando as suas potencialidades para competir no disputado mercado alemão de vinhos. “Serão avaliados até 20 vinhos de cada uma das vinícolas que aderiram ao projeto”, informa Andreia.
Até sexta-feira (20), os consultores alemães farão um diagnóstico da qualidade, estilo e dos preços (custo-benefício) dos produtos elaborados pelas vinícolas, examinando do conteúdo à embalagem a chance de eles terem sucesso na Alemanha. Na quarta-feira (18), haverá uma seleção de vinhos das 39 empresas integrantes do Wines From Brazil para apresentações institucionais na Alemanha. Na sexta-feira (20), Jürgen e Peer serão os palestrantes de um seminário sobre o mercado alemão de vinhos aberto a todas as empresas interessadas.
Andreia lembra que este trabalho é semelhante ao que a argentina Nora Favelukes faz para o WFB nos Estados Unidos. “Queremos usar o conhecimento e a experiência destes consultores para melhorar cada vez mais nossas ações nos mercados prioritários dos vinhos brasileiros”, explica.
Este ano, em março, Jürgen conduziu uma degustação de vinhos brasileiros na ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha. Doze vinhos e espumantes das empresas participantes da feira (Aurora, Casa Valduga, Campos de Cima, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Lovara, Miolo, Panceri, Piagentini, Pizzato, Salton e Vinibrasil) foram apreciados por 35 compradores e jornalistas especializados no estande do Wines From Brazil. Jürgen esteve no Brasil no ano passado visitando e conhecendo a produção verde-amarela de vinhos. Em cada um dos dias, foram degustados seis vinhos (um de cada vinícola participante).
“O Brasil é um país simpático aos alemães, que gostam e querem conhecer os vinhos vindos desta terra alegre”, comentou o jornalista alemão na degustação realizada na ProWein. Os espumantes agradaram a todos pela excelente padrão de qualidade. Os vinhos tintos surpreenderam os alemães. “Como o Brasil é um lugar quente, eles esperavam vinhos fortes e completos. Mas o que provaram foram vinhos leves, frutados e bastante gastronômicos”, comentou Jürgen, acrescentando que “foi uma agradável surpresa.
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