Mesmo ingerindo uma quantidade razoável de gordura saturada, idosos da região serrana gaúcha conseguem equilibrar a saúde devido aos antioxidantes e protetores genéticos existentes no suco da fruta. O importante é ter bom senso. E se o guaraná é a uva do norte, vamos ver como envelhecem as pessoas, no Sul, e que tomam suco de uva todo dia.
Esta foi a introdução da repórter Guacira Merlin no Globo Repórter, da TV Globo, dia 13, falando de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul. Depois, entrou nas entrevistas mostrando que o suco de uva é bom para conquistar uma idade avançada.
Tereza Torri e seu Joaquim Torri, de 81 anos. São casados há 53 anos e os dois são descendentes de italianos. Famílias grandes, sustentadas com muito trabalho duro na roça. Joaquim diz que começou a trabalhar aos dez anos, carregando grandes balaios de uvas. A esposa conta que cuidava da casa, da horta e dos animais.
Eles já têm 80 anos de idade, e preparam o almoço: polenta, verduras e salame frito. Quando perguntados sobre o que os médicos dizem a respeito da alimentação deles a vida inteira, a base da polenta e linguiça frita. Joaquim é radical: “é tanta coisa que eu nem escuto”.
Nos testes, assim como Neves e Iracildes em Maués, Joaquim e Tereza mostraram que estão firmes e fortes. “Depois do 75, você pode tirar do chão quatro quilos, levantar e estender. As frações negativas da gordura saturada que poderia fazer mal para eles, são compensadas com os antioxidantes que têm no suco da uva. A maioria toma suco de uva e toma vinho. Então, eles se encharcam de antioxidantes e protetores genéticos e moleculares”, afirma pesquisador.
Será esta a receita de longevidade de Joaquim? Para quem não pode com álcool, nem com açúcar, os pesquisadores tem uma sugestão: suco de uva ligth feito em casa. “A melhor uva é aquela mais escura, justamente que o preço é bem econômico e que a gente pode encontrar em grande quantidade, principalmente na época da safra”, dia Ivana.
Basta ferver a uva - pra cada quilo, dois litros de água. O primeiro suco é bem doce. Reserve a polpa, deixe na geladeira por duas, três horas. Na segunda fervura, o suco tem só 1% de açúcar e duas vezes mais antioxidantes, depois, basta coar.
Ele não tem açúcar, mas o sabor da uva continua. E você, já escolheu a sua receita de longevidade? A resposta pode estar em suas mãos.
Para assistir à matéria, acesse o link http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/08/suco-de-uva-e-o-elixir-da-longevidade-no-rio-grande-do-sul.html Fonte: Rede Globo (Programa Globo Repórter de 13 de agosto de 2010)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário