segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Embrapa Uva e Vinho presente na Expointer

De 28 de agosto a 5 de setembro, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves - RS) estará na Casa da Tecnologia, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com outras oito unidades da Embrapa, apresentando cerca de 30 tecnologias, na 33ª Expointer, em Esteio (RS). Dentre as tecnologias apresentadas pela Embrapa Uva e Vinho estão as cultivares de uvas para processamento, controle do ácaro rajado no morangueiro, cultivo protegido da videira e apresentação da Análise situacional e descrição de 12 cultivares e clones de maça cultivadas no Rio Grande do Sul.
Em parceria com a Emater - RS, a Embrapa irá expor um protótipo do sistema de cultivo protegido com plasticultura da videira. Essa nova forma de produção apresenta-se como uma excelente alternativa economicamente viável para regiões que apresentem excesso de chuvas no período da maturação à colheita. Para os fruticultores que buscam uma melhor quantidade e qualidade visual da fruta, este sistema de produção é bastante promissor. As plantas sob cobertura plástica são submetidas a melhores condições de crescimento, o que resulta em maior produtividade. Além disso, outro aspecto de grande relevância e que pode levar os produtores a investirem nesta tecnologia é o ganho no aspecto fitossanitário, fazendo com que a qualidade das frutas seja substancialmente elevada, com redução no uso de agroquímicos e diminuição dos impactos ambientais desfavoráveis à produção vitivinícola e de fruteiras de clima temperado. É um novo sistema que atende as exigências dos programas de Produção Integrada e de Agricultura Orgânica. A apresentação do protótipo será na área demonstrativa da Emater - RS.
A cultura do morangueiro é bastante sensível, o que exige um cuidado redobrado dos produtores e um uso bastante intenso de produtos que garantam a qualidade e a produção da fruta. Numa parceria entre a Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, UFPEL e iniciativa privada, serão apresentadas novas estratégias para controle do ácaro rajado em morangueiros, praga que reduz a produção e prejudica a aparência e a durabilidade das frutas em pós-colheita. Será apresentado o uso associado do Nim e de com ácaros predadores, que apresenta bons resultados no controle do ácaro rajado, produzindo frutas sem resíduos de inseticidas e minimizando o impacto ambiental.
Também serão apresentadas cultivares de uvas desenvolvidas pelo Projeto de Melhoramento Genético da Videira da Unidade que apresentam-se como excelentes alternativas para os viticultores. Dentre as alternativas oferecidas, destaque para a 'BRS Carmen', recomendada para elaboração de suco de uva que tem como principal característica a colheita tardia. Esse fator deverá ser determinante para a adesão de seu cultivo, por possibilitar o rodízio no processamento com culturas como a laranja no norte do Paraná e desafogar o recebimento de uva na Serra Gaúcha, duas regiões nas quais a cultivar já foi testada e aprovada. Além dela, cultivares de uvas tintas como 'Isabel Precoce', 'BRS Cora', 'BRS Violeta', 'BRS Margot', 'Concord Clone 30', 'BRS Rúbea' serão apresentadas. As variedades de uvas brancas são outro foco da Embrapa Uva e Vinho, com destaque para a 'Moscato Embrapa' e a 'BRS Lorena' , cultivares que foram desenvolvidas para elaboração de vinho branco aromático. Os nomes, todos femininos e de fácil pronúncia, foram criados de forma a facilitar a memorização em outros países e dos próprios agricultores do setor vinícola brasileiro.
Os visitantes também poderão conhecer doze importantes cultivares e clones de maçãs que são produzidas no Estado do Rio Grande do Sul e integram a publicação “Cultura da macieira no Rio Grande do Sul: análise situacional e descrição varietal”, um dos resultados do projeto “Inovações tecnológicas para a modernização do setor da maça – Inovamaçã”, que será lançada no dia 2 de setembro, às 17h30. A publicação da Série Embrapa apresenta informações sobre as características do desenvolvimento, comportamento produtivo, composição mineral e propriedades nutracêuticas de importantes cultivares e clones de macieiras plantadas no Estado. O documento, que também aborda a evolução da cultura no Estado, foi produzido de forma a atender produtores, técnicos, professores, estudantes e a sociedade em geral.

Nenhum comentário: